A MediarSeg é uma empresa especializada em solucionar conflitos do setor securitário por meio da mediação extrajudicial online. Além disso, a startup oferece um serviço especializado para as ouvidorias das companhias.
“Utilizamos a tecnologia para aproximar o segurado da empresa e finalizar as controvérsias fora dos tribunais. As tratativas são realizadas com o auxílio da internet, basta as partes acessarem a multiplataforma da MediarSeg. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário com as seguradoras, reduzir os processos do setor e atuar como um braço do Poder Judiciário”, diz Mírian Queiroz, advogada, mediadora e CEO da MediarSeg.
Mírian explica que a startup surgiu após um estudo detalhado do segmento. “Analisamos o volume de processos das companhias e identificamos que boa parte das ações poderiam ser solucionadas pela via alternativa. A mediação extrajudicial online garante celeridade, economia e a redução do desgaste emocional. As empresas que buscam reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento, devem apostar em serviços que facilitem a vida do cliente. Com a tecnologia, é possível finalizar processos em um ambiente totalmente digital”, revela.
A MediarSeg atua em processos que estão em tramitação ou na fase pré-processual – quando o processo não foi executado Nas duas esferas, a mediação extrajudicial online mostrou-se eficaz. Em um ano, uma das companhias atendidas pela empresa economizou R$ 12.307.724,16 em demandas de seguro auto, vida e massificados.
“É um resultado muito expressivo e satisfatório para a companhia de seguro e para os segurados, os clientes passam um feedback muito positivo. A nossa função é oferecer soluções práticas que contribuam para a redução de processos e reclamações do setor. Utilizamos todos os recursos tecnológicos para isso, nosso procedimento é sigiloso e está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, comenta.
Outro serviço oferecido pela startup é direcionado para os SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e Ouvidorias.
“Uma pesquisa recente revelou que menos de um terço dos brasileiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos nos canais de atendimento. Essa insatisfação do usuário pode acabar em um tribunal, isso pode representar altos custos. Para evitar o surgimento de novas ações, acolhemos as reclamações e identificamos as queixas com alto potencial de judicialização. Oferecemos um atendimento humanizado e contamos com a participação do segurado na construção do acordo. Sendo assim, não há parte vencedora, mas ganhos mútuos para os envolvidos”, diz a mediadora.
Para finalizar, a CEO da MediarSeg explica a importância de encerrar disputas pela via alternativa.
“Vivemos uma crise no Poder Judiciário, mais de 77 milhões de processos estão no acervo da Justiça e, ainda, espera-se um aumento por conta da pandemia. Basta analisar esses dados para perceber que não é tão simples alcançar um desfecho pela via judicial. As ações podem levar, em média, oito anos para alcançar uma resolução. Ainda assim, a sentença pode não agradar nenhuma das partes e os envolvidos podem esperar por mais um bom tempo e acrescentar alguns dispêndios para a conta”, lamenta.
O trabalho desenvolvido pela MediarSeg não gera impacto positivo apenas no setor securitário. De acordo com Mírian, o Poder Judiciário também é beneficiado.
“Estamos em um período de expansão das práticas jurídicas e a tecnologia tem um papel muito importante no trabalho que nós desenvolvemos. Estamos totalmente adaptados ao ambiente virtual, temos clientes em alguns estados do país e seguiremos avançando, sem as inovações do mercado tecnológico isso não seria possível”, finaliza a mediadora.