Mediato Conecta promove mês da Acessibilidade em Libras

No momento você está vendo Mediato Conecta promove mês da Acessibilidade em Libras
Divulgação

Em março ocorre o Mês da Acessibilidade em Libras, uma ação junto a espaços culturais em Brasília integrando a acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade surda do Distrito Federal. Serão realizados cinco encontros presenciais de forma gratuita com limite de 20 vagas. Durante este evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e criar vínculos com os bens culturais que compõem o local a ser visitado, com atividades mediadas.

Esta ação é uma proposta pela Mediato Conecta, iniciativa que tem como propósito viabilizar o acesso de diferentes públicos – primordialmente escolar – aos equipamentos culturais do Distrito Federal, a fim de formar (novos) públicos, despertar o gosto pela arte e cultura, promover experiências educativas sensíveis e inovadoras, dentre outros benefícios.

Conectando a comunidade surda a eventos culturais 

Em parceria com espaços culturais de Brasília, a Mediato Conecta buscou uma ampla diversidade de locais e eventos, visando conectar o público de forma inclusiva e abrangente. Uma característica dessas iniciativas é a acessibilidade, permitindo que pessoas surdas e ouvintes participem livremente, sem a necessidade de agendamento prévio. Os eventos são planejados para serem acessíveis tanto para a comunidade surda, com a presença de intérpretes de Libras, quanto para outros participantes, uma vez que as atividades serão conduzidas em português e na língua de sinais, garantindo uma experiência inclusiva para todos os envolvidos.

Programação

Durante todo o mês de março, serão realizadas visitas mediadas com uma equipe de educadores e intérpretes de libras que conjuntamente irão acompanhar o grupo visitante. Além disso, a ação conta com o apoio da Fundação Athos Bulcão. 

A programação conta com seguintes equipamentos culturais: 

  1. Dia 09 de março 10h – Visita mediada na Praça dos Três Poderes com o projeto “PerCaminho” no Complexo Cultura 3 Poderes. Para participar, basta chegar. 
  2. Dia 16 de março 10h  – Palestra “Cores da Educação: A Mediação Cultural na Obra de Athos Bulcão” na Fundação Athos Bulcão. Inscrições via Instagram https://www.instagram.com/mediato.art/
  3. Dia 22 de março 15h  – “Visita mediada ao Espaço Cultural Renato Russo e às galerias Parangolé e Rubem Valentim no Espaço Cultural Renato Russo. Para participar, basta chegar. 
  4. Dia 31 de março 15h  – “Encerramento da exposição Brasília Photo Show” no Museu de Arte de Brasília. Para participar, basta chegar. 

Ações de acessibilidade

  • Tradução e interpretação em libras para uma visita mediada;
  • Os locais estarão preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida: rampa, corrimão, piso tátil, banheiro adaptado e elevador;

‌Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. FAC-DF.

Deixe um comentário