O Mané, o mercado vírgula, previsto para ser inaugurado no início de 2022, entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson, contará com 17 operações comandadas por chefs renomados.
O empreendimento é capitaneado pelo Grupo R2, que se consagrou pela realização de eventos como o Na Praia e a festa Surreal. A inspiração para o complexo gastronômico veio das feiras e mercados de cidades turísticas como Nova York, Barcelona, Lima e Lisboa.
Neste novo projeto, a comida será a principal ferramenta de atração do público aos mais de 4 mil metros quadrados de área construída, que contará ainda com bares de cerveja e drinques, adega de vinhos, loja “de Coisas Bonitas”, brinquedoteca de dois andares, pelo menos 800 lugares para acomodar moradores e visitantes da capital federal e uma cozinha escola que será comandada por Sebastian Parasole, criador da Iniciativa Bandoneón e coordenador do curso de gastronomia do Iesb.
O local foi projetado pela Bloco Arquitetos, responsável pela criação de moradias e empreendimentos comerciais como o Ricco Burger. A expectativa de investimento é na ordem de R$ 8 milhões.
“O Mané, o mercado vírgula, reúne feira e restaurantes, atividades voltadas para as crianças e uma estratégia robusta de sustentabilidade, pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, uma agenda global da ONU rumo a um mundo melhor até 2030. Nesse sentido, contará com ampla estrutura e serviços para pessoas com deficiência como rampas, cardápios em braile, balcões rebaixados, atendimento em libras, entre outros. Também vamos aproximar os pequenos produtores locais do público, com ingredientes que privilegiem essa procedência e valorizem itens do Cerrado, uma alimentação saudável e o conhecimento em torno da gastronomia”, afirma Rick Emediato, um dos sócios do grupo R2.
Operações confirmadas
Das 17 operações, já estão confirmadas novas unidades da Casa Baco, do Black Sushi, da Tudo do Porco Charcutaria, do Marzuk Empório Árabe, do Ouriço, da cafeteria Pató, do Superquadra, do Lima e Ricco Burger, do Teta Cheese Bar, do Le Birosque, do Bodegon de Paulina e da confeitaria Casa Doce. A curadoria gastronômica é assinada pela chef Renata Carvalho.
Outro destaque do espaço será o Restaurante Fá, do chef argentino Pepe Sotelo. O Meu Galeto também aparece na lista de novidades. A casa será comandada pelo chef Marco Espinoza, que também estará com o Lima.
“Vamos ter o primeiro balcão cevichero de Brasília”, adianta Espinoza, que optou por trazer o conceito despojado da casa premiada, que conta com quatro endereços no Rio de Janeiro. Fora o prato peruano mais conhecido do mundo, ele promete outras receitas servidas nos mercados de seu país.
O mercado gastronômico Mané também contará com um bar da Chivas com drinques autorais assinados pelo mixologista Plínio Silva.
Para Gil Guimarães, o Mané, vai ser um marco para a gastronomia de Brasília. “O Grupo R2 conseguiu reunir uma turma realmente bacana que está muito empolgada com o projeto. Acho que 2022 vai ser um ano que promete, da nossa retomada, cheio de novidades e coisas legais”, analisa o chef. Ele afirma que está preparando um menu enxuto com novidades, que privilegia pizzas napolitanas à noite, pratos com raízes italianas e do Cerrado durante o dia todo.
Já Luiz Trigo, do Le Birosque, promete um menu mais extenso tendo como estrela a carne suína. A expectativa é usar toda a expertise do grupo Rocks, sócio da casa e especialista em food service de alta qualidade, para oferecer não somente a porchetta já consagrada na Quituart, como joelho, embutidos e outras iguarias, pensadas por ele e pelo também chef Rodrigo Sanchez. A ideia é ter comida para apreciar no local, assim como para delivery e take away. “A gente confia muito no trabalho do Grupo R2 e temos a certeza de que teremos o posicionamento correto e sucesso”, afirma Trigo.
Atendimento
O atendimento no Mané terá um formato híbrido, no qual o cliente poderá sentar em uma mesa e pedir pratos de qualquer operação a um garçom. Se preferir, também pode ser atendido e retirar o pedido no balcão de cada operação, como no modelo de autosserviço.
Para o delivery, o mercado contará com uma parceria inédita com o iFood.
“Este é o nosso maior parceiro comercial neste projeto e por meio desta união traremos muita inovação tecnológica e conforto aos clientes”, afirma Rick Emediato.
A plataforma de entrega vai realizar ações de experiência e consumo, além de apresentar conteúdo gastronômico, de conscientização e sustentabilidade para o público final. A parceria também prevê a exclusividade no delivery das 17 operações e a comodidade de consumir pratos de todas elas em um mesmo pedido. A partir da parceria, os entregadores da plataforma terão um local para descansar dentro do complexo.
Geração de empregos
A previsão da R2 é que o Mané empregue pelo menos 300 colaboradores diretos e inúmeros indiretos, para atender cerca de 10 mil pessoas por semana, somando os períodos de almoço e jantar, sendo cerca de 5 mil aos sábados e domingos.
Com informações Metrópoles