A Sexta-Feira da Paixão e a Páscoa estão chegando. Neste ano, a celebração vai ser diferente. Não apenas para os cristão, que vão celebrar a ressurreição de Cristo em casa, mas também para os restaurantes e o comércio. Se antes os estabelecimentos montavam os cardápios com peixes, para a sexta-feira, e se preparavam para receber as famílias para um almoço de Páscoa, agora a aposta é no serviço que tem ganhado espaço durante a quarentena: as entregas ou ainda as refeições por encomendas. O setor acredita no aumento das vendas neste fim de semana.
Dionízio Massini, proprietário do restaurante Serra Gaúcha, vai abrir pela primeira vez o estabelecimento na Sexta-feira da Paixão. “Eu sou de família italiana, somos muito católicos, então nunca trabalhei na Sexta-Feira Santa, sempre fechei o restaurante. Mas, nesse ano, com essa dificuldade, me obriguei a funcionar no feriado”, conta. Respeitando o decreto de quarentena, o restaurante vai funcionar apenas por meio de delivery. “As pessoas podem encomendar os pratos, tanto para retirada no balcão quanto no drive thru. Também há a possibilidade de ligar e reservar. Nós entregamos na residência com taxa grátis”, garante.
Para a data, o empresário preparou um cardápio especial. Entre as opções, um salmão preparado na parrilla, churrasqueira típica na Argentina e Uruguai. Para o domingo de Páscoa, ainda há a opção de um rodízio de galeto por tele-entrega. Dionízio destaca que na Páscoa costumava receber muitas famílias no restaurante, e que agora o objetivo é levar esse momento para a casa das pessoas. “A nossa expectativa é de que venda muito, inclusive aumentei a equipe de atendimento e o número de motoboys”, destaca.
A atitude vem se repetindo em outros estabelecimentos. No ‘A Mano, a equipe está trabalhando com delivery desde o fechamento do comércio e também prepara pratos especiais para a Semana Santa. “Preparamos dois pratos: um bacalhau à portuguesa e um camarão rosa grelhado”, afirma André Sampaio, proprietário e diretor operacional. Os pratos contam com acompanhamento. Para atender ao público na sexta-feira, o restaurante vai aceitar encomendas até as 17h. “As pessoas podem fazer o pedido por telefone ou pelo WhatsApp. A entrega é feita pelos próprios funcionários”, detalha.
Comodidade
Os clientes têm aprovado a iniciativa. A jornalista Nathália Vajas, 26 anos, encomendou o almoço de Páscoa da família. “Normalmente, no domingo de Páscoa a gente costumava reunir a família toda, até as pessoas que não moram aqui em Brasília. Mas como precaução pelo coronavírus, a gente preferiu não fazer esse almoço”, diz. Porém, a celebração de uma data tão especial para eles não poderia passar em branco. “Esse ano, a gente não vai poder se reunir, então encomendamos a refeição só para os de casa mesmo”, diz. Nathália já havia usado o serviço de encomenda por causa da comodidade. Nesse ano, ele foi ainda mais necessário. “Além de ser muito gostoso, a gente não tem o trabalho de ficar na cozinha, não precisa lavar panela. Esse tipo de serviço é muito prático. Você liga uns dias antes, faz a encomenda e fica despreocupada”, garante.
Setor está otimista com o feriado
As encomendas para o feriado têm deixado alguns empresários otimistas. Para Beto Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Distrito Federal (Abrasel-DF), a Semana Santa vai proporcionar um aumento nas vendas. “A expectativa é de que as vendas por delivery ganhem força. Muita gente está se preparando com alguns pratos especiais, com peixes”, destaca. Para ele, os empresários devem se preparar para o feriado. “As vendas devem ganhar força principalmente na sexta-feira”, ressalta.
A equipe do restaurante Southside, por exemplo, já sentiu um aumento nas vendas após se cadastrar em um aplicativo de entrega. Eles esperam que as vendas aumentem ainda mais no feriado. “A situação é totalmente nova para a gente. A nossa casa não era voltada para o delivery. Eu espero que nesse feriado, e com essa nova forma de venda, a gente tenha um aumento de 50% em relação à semana anterior. É um chute otimista”, diz um dos sócios, Gustavo Guedes. A empresa preparou um combo para a Sexta-feira Santa, com bacalhau e vinho. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp ou pelo aplicativo de entrega.
No Bla’s, os empresário também esperam vender mais no feriado. Eles perceberam a mudança na forma de consumir do brasiliense. “Com certeza, vamos vender ainda mais no feriado. O brasiliense está começando a impulsionar esse mercado de delivery”, diz o gerente do estabelecimento, Alvenilson Silva. No cardápio, a empresa vai oferecer os pratos tradicionais de peixe e frutos do mar. “Estamos preparando um combo, com entrada de bolinhos de bacalhau, uma massa recheada e uma cerveja”, completa.
SERVIÇO:
Confira alguns restaurantes com cardápios voltados para a Semana Santa
» Bla’s
CLN 406, bloco D, loja 38
Asa Norte
Delivery: Rappi, iFood e Uber Eats
Take Out: (61) 3879-3430
» Southside
SHCS CLS 407 Asa Sul
Delivery: iFood
Take out: (61) 3541-3722
» Nakombi
SCLS 404, bloco B, loja 35 Asa Sul
Delivery: iFood e Uber Eats
Take Out: (61) 3264-6888
» Serra Gaúcha
QS 3, lote 19, loja 1 Taguatinga
Delivery e take out: 3352-5353 / 9656-1292 (WhatsApp)
» ‘A Mano
CLS 411, bloco D Asa Sul
Delivery e take out: 3245-8235 (WhatsApp e telefone)
» Nativas Grill
SIA trecho 14, lote 5 Guará
Delivery e take out: 3038-4680 / 99375-3967 (WhatsApp e telefone)
Com informações do Correio Braziliense