Ficar isolado em casa para combater o coronavírus tem seus benefícios. Além do óbvio, que é reduzir a velocidade de contaminação do vírus, há atividades que podem ser prazerosas. É aconselhável construir uma rotina semelhante aos dias normais e aproveitar tempos extras, como o que seria usado para ir até o trabalho, para ler um livro ou assistir a um bom filme. Neste último caso, há ótimas indicações. Com a ordem de evitar aglomerações, muitos festivais renomados de cinema ocorrerão online, com mostras gratuitas.
De acordo com o coordenador do curso de Cinema do Centro Universitário IESB, Paulo Duro Moraes, essa é uma oportunidade e tanto para conferir conteúdos que não costumam ser consumidos normalmente pelas pessoas. “Para quem está em casa, curtindo essa chuvinha, é uma excelente oportunidade de consumir um conteúdo diferente”, indica.
Um exemplo é o festival “É Tudo Verdade”, maior mostra de filmes do gênero documentário no Brasil. O evento, que geralmente ocorre nos espaços do Itaú Cultural de São Paulo, dessa vez será realizado inteiramente pela internet. As Terças de Cinema, em precaução contra o coronavírus, serão exibidas online a partir de hoje (27) até o dia 5 de abril. Para conferir os filmes que estarão disponíveis, clique aqui.
Dessa mostra, a recomendação do especialista é o filme A Pessoa É para o que Nasce, de Roberto Berliner. O filme é um curta-metragem de seis minutos que conta a história de três irmãs cegas que levam a vida cantando e tocando ganzá (instrumento de percussão usado no samba). A história se passa na cidade de Campina Grande, na Paraíba. De acordo com a sinopse, é “um filme sobre o compromisso com a sobrevivência” e sobre “a experiência da vida através da falta”.
Outra indicação para ser aproveitada é a Mostra Internacional de São Paulo, que também liberou um link que dá acesso online aos acervos de vários filmes. “Acho que é super interessante. Tem vários filmes da mostra internacional que estão liberados para a gente”, reforça o professor. Para conferir, basta acessar o site https://www.spcineplay.com.br/.
Da Mostra Internacional de São Paulo, Moraes recomenda o filme Cães Errantes, dirigido por Tsai Ming-liang, em Taiwan. “É um filme de uma sutileza e poesia muito grandes”, analisa o cinéfilo. O filme conta a história de um pai e seus dois filhos que vagueiam como marginais em Taipei. A família recebe a companhia de uma mulher que mudará a vida deles.