As mulheres do campo são o foco dos cursos gratuitos ofertados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre as capacitações, constam conteúdos sobre hortas em pequenos espaços, produção de hortaliças, plantas aromáticas e condimentares, cultivo de batata-doce e criação de abelhas sem ferrão. A iniciativa integra o projeto Qualifica Mulher, do MMFDH, que visa à capacitação profissional. Acesse os cursos
A parceria entre o MMFDH e a Embrapa foi oficializada no Dia Internacional da Mulher, durante solenidade na sede do ministério, em Brasília (DF). Durante a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT), a titular do MMFDH, ministra Cristiane Britto, ressaltou a importância de contemplar aquelas que garantem o sustento das próprias famílias e, muitas vezes, da cidade.
“É com muita satisfação que fazemos mais essa entrega voltada à capacitação, empregabilidade e consequente autonomia econômica. Criado em 2020, o Qualifica Mulher já contou com investimentos de R$ 48 milhões de reais do Governo Federal, beneficiando mais de 105 mil mulheres pelo país”, celebrou a ministra.
Presente na solenidade, o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, ressaltou que a capacitação também é uma oportunidade para produção de alimentos saudáveis para essas mulheres e suas famílias. “Os brasileiros consomem apenas 1/3 da porção de hortaliças e frutas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E a oferta desses cursos pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso à alimentação saudável”, pontuou.
Instituído pela Portaria n° 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.