“A ideia é o templo surgir do chão, como ‘coisa’ da natureza”. A descrição de Oscar Niemeyer para o próximo monumento com a sua assinatura mexe com a imaginação. Após divulgação de um croqui, em outubro deste ano, o Museu Nacional da Bíblia ganhou cor e nova dimensão.
O Instituto Niemeyer revelou nesta quarta-feira, 18, o projeto do espaço cultural idealizado pelo célebre arquiteto ao lado do bisneto e parceiro profissional, Paulo Niemeyer.
Prometido para abrir as portas em 2021, o conjunto arquitetônico inspirado em uma Bíblia aberta terá salas de cinema e palestras, estacionamento interno, teatro, biblioteca, praça de alimentação e de exposição. A capacidade será para 50 mil pessoas.
Niemeyer Arquitetos Associados
À frente da obra, Paulo se divide na ponte aérea Rio-BsB para dar continuidade ao trabalho iniciado com o bisavô. “O projeto é da decada de 1980 e ficou parado todos esses anos. Estar na capital federal significa muito para mim. É a cidade que meu ‘vô’ ajudou a construir e foi muito feliz fazendo isso. Os próximos anos guardam muitas surpresas para Brasília e para o legado de Oscar”, entregou à PS.
Pedra fundamental
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lançou hoje a pedra fundamental do Museu, que ficará próximo a antiga rodoferroviária da capital. Segundo ele, a entrega do monumento está prevista para 18 de dezembro de 2021.
Ibaneis disse ainda que pretende atender ao pedido da Igreja Católica de construir um Museu da Arte Sacra, também no coração da cidade.
Com informações do GPS Lifetime