As empresas Outback, Giraffas, Bob’s e Rei do Mate se uniram para criar e operar uma plataforma de delivery. A junção foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou, sem restrições, a união das empresas, evitando problemas concorrenciais no futuro.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (15/7). A ideia é que a nova ferramenta, nomeada de Quiq, organize em um só lugar todos os pedidos de delivery ou retirada no local (take away).
Além de reduzir custos, a plataforma será criada para concorrer com os apps de entrega, como o iFood, Rappi e Uber Eats. As companhias destacaram, no entanto, que seus negócios continuariam a funcionar “de maneira independente em suas atividades originais”, evitando gerar concorrência em lojas físicas.
De acordo com especialistas, o ponto positivo é a diminuição de taxas cobradas pelos aplicativos, uma vez que restaurantes independentes precisam pagar uma porcentagem próxima a 25% do valor do pedido para as plataformas. Empresas maiores, no entanto, conseguem contratos abaixo de 20%.
Atualmente, estima-se que o IFood detenha mais de 70% do mercado de aplicativos de entrega de comida.
Com informações Metrópoles