Com a necessidade do isolamento, o que deveria acontecer em um prazo de dois a cinco anos, foi antecipado: o trabalho remoto chegou com tudo para diversas profissões, até para aquelas que antes consideravam impossível essa forma de trabalho para o seu segmento.
Para diversas profissões, não há mais necessidade de uma estrutura física. Com notebook e internet, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo. Gestores de redes sociais, consultores, profissionais de marketing digital estão nesse grupo.
E aí surge a flexication. É a possibilidade de intercalar viagem, trabalho, descanso e momentos em família em casas para temporadas, em locais que antes eram lembrados para viagens de férias. Agora as estadias estão maiores e uma boa conexão com a internet tornou-se um pré-requisito fundamental para a escolha do destino.
É o caso da gestora de redes sociais, Carla Sampaio. Por ter uma profissão que permite o trabalho 100% remoto, já teve como escritório de trabalho praias, fazendas e lugares que oferecem maior contato com a natureza. Como toda a família estava em atividades remotas, todos conseguiram cumprir seus compromissos e ter momentos de lazer e descanso.
Por que ter um período do ano para trabalho e outro para descanso? Agora é possível ter ambos durante a semana. Mas não se engane ao pensar que o trabalho diminuiu. Diminuiu o tempo gasto com deslocamento, trânsito e estacionamentos. Aumentou a qualidade de conexão entre aqueles que mais importam.