Um ano e meio após a inauguração, o Parque Tecnológico de Brasília — Biotic S/A — sobe mais um degrau na proposta original de favorecer a economia do conhecimento, promovendo novo vetor de desenvolvimento econômico e social e diversificação da estrutura produtiva do DF.
A empresa já realizou chamamentos públicos atrás de parcerias amplas desde a criação, que permitiram a presença, hoje, de mais de 20 entidades no espaço de mais de 1 milhão de metros quadrados, situado na Granja do Torto, no caminho para Sobradinho. No último apelo, em março do ano passado, foram dezenas de consultas e reuniões com empresas interessadas e 10 propostas efetivamente apresentadas.
Nessas consultas, duas empresas propuseram a construção de um data center (centro de processamento de dados), etapa vital para o foco da Biotic que são a Biotecnologia e a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Essas e outras propostas serão recebidas até o próximo dia 27 de fevereiro, como indicado no edital publicado nesta quarta-feira (22/01/2020) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) para selecionar proposta de parceria de negócio com a Biotic S/A., visando a construção e gestão imobiliária de data center de alta disponibilidade.
O assessor da Presidência da Biotic João Veloso, indicou que o procedimento de chamamento público é o mais adequado para encontrar um ou vários parceiros que levem em consideração todas as variáveis do processo, não somente o preço, como seria numa licitação comum.
“É o modelo adotado por grandes entidades públicas como BNDES e Petrobras”, informou Veloso.
“Com essa nova etapa, o potencial de atração do parque tecnológico de Brasília vai ficar ainda mais divulgado a nível nacional. O alto padrão de data center que construiremos nesta parceria permitirá, em termos de segurança, receber o setor público, entidades ligadas a administração não só federal mas também estaduais e municipais”, completou.
Calendário
O calendário da implementação da parceria dependerá das propostas que serão recebidas. O edital estabelece até 28 dias úteis após o recebimento de todas as propostas para publicar o resultado final.
A partir da seleção, será estabelecido um cronograma mais preciso. Entretanto, a previsão é de que o início das obras físicas deverá ocorrer até o fim do ano.
Subsidiária da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), a Biotic tem capacidade para abrigar 1,2 mil empresas. A expectativa é de que possa gerar aproximadamente 25 mil empregos diretos.
Desde que foi inaugurada, a empresa recebeu R$ 40 milhões em investimentos para a construção do espaço, obtidos por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Após a consolidação do Parque Tecnológico, o objetivo é abrir o capital da subsidiária e transferir o seu controle para a iniciativa privada.
Com informações do Metrópoles DF