Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica registrou um grande aumento no mercado imobiliário do Centro-Oeste, no primeiro semestre do ano, no Distrito Federal, em Goiás, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Os dados identificaram um aumento de 4,2% nos lançamentos de imóveis verticais e de R$ 12 bilhões em VGL (Valor Geral de Lançamentos), com destaque para as duas primeiras regiões.
A pesquisa também identificou um aumento nas vendas verticais de 12,5%, no mesmo período, uma curva Fernanda Strickland de crescimento ainda maior do que a de lançamentos. O VGV (Volume Geral de Vendas) teve um crescimento de R$ 11 bilhões, também nas regiões do Distrito Federal e Goiânia. Esse foi o melhor período do mercado, comparado a 2021, mostrando uma notável expansão nas principais regiões do Centro-Oeste.
Para Marcos Kahtalian, CEO da Brain Inteligência Estratégica, esse aumento se deve por diversos fatores da economia. “A alta do setor representa muito para a economia da região, o Centro-Oeste tem um retorno muito bom e isso se deve pela grande demanda do agronegócio e influência das regiões”, explica Marcos. “É uma estabilidade de período que supera o melhor ano do mercado imobiliário, que foi em 2021”, finaliza.
Para o especialista, os dados da pesquisa também refletem no segundo semestre do ano. O que mostra que pode haver uma desaceleração com relação ao ritmo de lançamentos até o fim de 2022, devido aos eventos previstos, como o período eleitoral, a Copa do Mundo e festas de fim de ano. Nessas épocas, as incorporadoras devem parar de lançar novos empreendimentos, por hora, pensando nas prioridades do consumidor.
Mas, de modo geral, o estudo ainda mostra um cenário muito positivo para o setor e com altas expectativas para o ano de 2023. As incorporadoras também sentiram este aumento positivo, como é o caso da Brasal Incorporações, a qual atua há 19 anos nas principais praças do Centro-Oeste e que possui 47 empreendimentos apenas em Brasília e Goiânia.
Para o diretor regional da incorporadora em Brasília, Jean Oliveira, o aumento de lançamentos e vendas foi um momento de reestruturação de demanda do mercado. “Dois fatores foram fundamentais neste ano, um deles é a disposição de ambientes e espaços com um novo significado para os lares, onde nos adaptamos aos desejos dos consumidores, os quais deram uma nova importância para a moradia e a valorização do local em que vivem após a pandemia”, comenta.
Para Jean, o segundo fator que mostrou esse aumento está ligado à segurança financeira do público. “Percebemos que muitas pessoas estavam investindo em imóveis para ter uma segurança financeira, tendo em vista que os empreendimentos são uma ótima opção para quem deseja ter uma boa rentabilidade de capital”, afirma.
O diretor reforça que essa melhora no mercado mostra um cenário positivo para 2023. “É muito válido termos um planejamento e preparação para esse cenário pós pandêmico e de eleição, visto que estamos investindo cada vez mais em localizações privilegiadas, com plantas e estruturas que têm acompanhado as tendências e comportamentos do consumidor, tendo em vista o bem-estar e o conforto dentro do lar”, finaliza ele.
Com informações Correio Braziliense