Embora o ano de 2020 tenha sido muito complicado para o comércio, a medida que a situação da pandemia de Covid-19 melhora, os empresários veem um cenário mais positivo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF.
Os dados mostram que a confiança do empresário com a data comemorativa aumentou mais de 400%. Com isso, a expectativa média de crescimento nas vendas é de 20,78%.
No ano passado, por conta do momento em que vivíamos, apenas 7% dos entrevistados acreditavam que a data traria incremento às vendas no comércio. Mas para este ano, 37,75% dos lojistas preveem que as vendas serão melhores que no ano passado.
“Já prevíamos esse cenário. Em agosto tivemos algo parecido com aumento da confiança do empresário atrelado ao Dia dos Pais. Agora seguimos confiantes em um segundo semestre de 2021 parecido com o segundo semestre de 2019, com recuperação dos empregos e alta nas vendas, tanto no Dia das Crianças, quanto no Natal”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Para a data comemorativa, mais de 70% dos lojistas declarou que irão utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas, como promoção e uma maior diversidade de produtos.
A retomada da economia também é vista por meio da expectativa declarada pelos próprios consumidores, que pretendem gastar em média 31,5% a mais que no ano passado. Em 2021, o valor do ticket médio é de R$ 127,96, enquanto em 2020 foi de R$ 97,23. Entre os presentes que devem alegrar as crianças estão brinquedos (35,69%), calçados/acessórios (20,84%) e tortas/doces/bombons (20,71%).
Com informações Ascom Fecomercio-DF e GPS | Lifetime