A Sicoob UniCentro Brasileira reuniu diretores, conselheiros, gerentes e coordenadores para consolidar o Planejamento Estratégico 2020 – 2023 da cooperativa. O trabalho começou em 2018 e envolveu todos os colaboradores da instituição. A partir da análise de diversos aspectos, dos resultados alcançados no último planejamento e da percepção de novas oportunidades, a Sicoob UniCentro Brasileira traçou planos de ação para alcançar seus objetivos.
Na abertura do encontro, o diretor-presidente da cooperativa, Raimundo Nonato Leite Pinto, destacou que foi necessário antecipar a construção do planejamento estratégico em um ano, pois os resultados do planejamento anterior já haviam sido superados. Ele comentou também que a intenção da Sicoob UniCentro Brasileira foi traçar como ela vai caminhar e onde vai chegar nos próximos 4 anos.
“O que temos que levar em consideração e sempre foi um propulsor do desenvolvimento da nossa cooperativa é justamente a motivação das pessoas que a compõem. Nós queremos grandes números, queremos expandir, mas temos que ter uma atenção com as pessoas que fazem o crescimento da cooperativa, desde o cooperado até os dirigentes, gestores, colaboradores. O desafio é manter a motivação, a energia mais preciosa da nossa cooperativa”, complementou.
O presidente do Conselho de Administração da Sicoob UniCentro Brasileira, Clidenor Gomes Filho, comentou que a cooperativa não pode deixar de reverenciar seu passado e precisa ter um planejamento estratégico bem feito e, mais do que isso, executá-lo. “Hoje somos uma cooperativa forte e observada, e temos responsabilidade com o cooperativismo brasileiro. Precisamos sustentar essa ideia luminosa de buscar a justiça financeira”, finalizou.
O evento contou com programação que envolveu o acompanhamento dos resultados obtidos pela cooperativa nos últimos anos, por meio da análise de todos os pontos traçados no planejamento anterior. Ademais, o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, ministrou palestra sobre tendências para o cooperativismo financeiro, na qual evidenciou os avanços tecnológicos e a crescente preocupação com a experiência do consumidor para o sucesso dos negócios.
O trabalho contou ainda com o apoio de ferramentas de pensamento visual. Durante todo o evento, 2 profissionais uniram informações discutidas e aspecto visual construindo painéis para gerar a memória visual do planejamento e apoiar na tomada de decisão ao longo dos próximos anos.
Cooperativismo no Brasil
Em entrevista, Marco Aurélio Almada sustentou que hoje o cooperativismo financeiro já é um patrimônio do brasileiro e que as perspectivas para o futuro são positivas. “O cooperativismo hoje vive um momento extraordinário, nós soubemos ocupar um espaço que estava aberto no mercado brasileiro. Hoje, obtivemos o reconhecimento não só do mercado, mas do próprio Banco Central, que nos inclui de uma forma clara e nítida na política pública de gerar inclusão, de baixar custo do mercado financeiro, de aumentar a transparência, e, gerar educação financeira.”
A respeito do Planejamento Estratégico da Sicoob UniCentro Brasileira, Almada enfatizou que ficou encantado com a performance que a cooperativa teve no último ciclo de planejamento. “Fiquei feliz em saber que ela teve que antecipar em 1 ano a revisão, porque tudo já foi cumprido, isso é fantástico, extraordinário e eu tenho certeza que esse novo momento vai agregar muito valor à cooperativa”, concluiu.