Portal Siscomex ganha versão que amplia o controle das operações de comércio exterior

No momento você está vendo Portal Siscomex ganha versão que amplia o controle das operações de comércio exterior
Divulgação

O Portal Único do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) está passando por uma significativa atualização que visa aprimorar e expandir as operações cobertas pela Declaração Única de Importação (DUIMP). Esta nova versão representa um marco importante no cenário do comércio exterior brasileiro, simplificando processos e promovendo maior eficiência nas transações internacionais.

De acordo com José Carlos Raposo, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), parte do esforço para modernizar o comércio exterior busca reduzir a burocracia e eliminar a papelada desnecessária, tornando o processo mais sustentável. “Com a ampliação das operações abrangidas pela DUIMP e a integração de informações, as operações de importação se tornarão mais rápidas, permitindo que as empresas ganhem competitividade no mercado global”, explica.

Principais melhorias e mudanças na nova versão:

-Ampliação das operações: a DUIMP agora abrange uma gama mais ampla de operações de importação, permitindo que os importadores registrem suas declarações para diferentes tipos de mercadorias e regimes aduaneiros. Isso inclui a importação de bens usados, retornos de mercadorias e importações temporárias;

-Integração de informações: a nova versão proporciona uma integração das informações entre os órgãos intervenientes no comércio exterior, como a Receita Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

-Isso reduz a necessidade de duplicação de documentos e acelera o fluxo de informações, tornando o processo mais ágil; Facilidade de uso: a interface do usuário foi aprimorada para tornar o preenchimento da DUIMP mais simples e intuitivo. Importadores e despachantes aduaneiros terão uma experiência mais fluida ao realizar suas operações de importação.

José Carlos ainda conta que esta nova versão do Siscomex oferece atualizações em tempo real sobre o status das declarações de importação, permitindo que os importadores monitorem o progresso de suas operações. “Importadores, despachantes aduaneiros e demais partes interessadas são incentivados a explorar a nova versão do Portal Único Siscomex para aproveitar os benefícios das operações ampliadas pela DUIMP, reitera.

A modernização do comércio exterior brasileiro é uma prioridade e um esforço contínuo para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Para obter mais informações e orientações sobre como utilizar a nova versão do Siscomex, os interessados podem acessar o site oficial do Siscomex ou entrar em contato com a Receita Federal do Brasil.

Sobre a Feaduaneiros – A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros foi criada em 21 de abril de 1953, com o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional. Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; bem como defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.

Deixe um comentário