Professores de Direito dão dicas para ter sucesso na Prova da OAB

No momento você está vendo Professores de Direito dão dicas para ter sucesso na Prova da OAB
Preparação para o exame, que acontece em duas etapas, deve incluir planejamento e rotina saudável. (Imagem: Freepik)

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), permite aos operadores de Direito obter a carteira da ordem e trabalhar na área. Para ajudar os postulantes ao exame, professores da FADISP, uma das cinco faculdades de São Paulo que possuem autorização do MEC para o Doutorado em Direito, e da UNIALFA, com graduação e pós-graduação na área, prepararam algumas dicas:

Cronograma

Tenha um cronograma de estudos contínuo para estar preparado para as provas. Assistir vídeos aulas, criar o hábito de leitura, refazer as provas anteriores, e revisão semanal de conteúdos podem auxiliar no processo de aprendizagem.

“A inteligência emocional é primordial para a aprovação. É essencial manter a calma e tranquilidade”, afirma o professor do curso de Direito da UNIALFA, Thiago Cardoso.

Planejamento
O planejamento como fará seus estudos para assimilar os conteúdos.

“Todas as matérias são importantes, mas muitas pessoas esquecem de dedicar o tempo ao conhecimento da Legislação Brasileira que é essencial para a área jurídica e permite o entendimento de outras doutrinas”, ressalta a professora do curso de Direito da FADISP, Austréia Magalhães. 


Língua Portuguesa

Valorize a língua portuguesa. Segundo Austréia Magalhães da FADISP, o seu aperfeiçoamento permite o desenvolvimento da peça profissional com argumentos técnicos e coerentes com a prática jurídica.

Vade Mecum

Boa parte dos editais permite a utilização do Vade Mecum para a procura de artigos. Por isso, é importante que o participante tenha um conhecimento expressivo sobre a edição. Helen Rose, professora do curso de Direito da UNIALFA reforça que é essencial ler o edital e estar atento aos materiais de consulta permitidos durante a prova, e estudar, especialmente, o Vade Mecum. “Ele se torna um grande aliado na 2ª fase do exame. Saber manuseá-lo para identificar rapidamente os artigos relacionados a prova é um diferencial”.

Rotina saudável – Alimentação equilibrada, sono regular e prática de atividades físicas são recomendados para o controle da ansiedade. 

A primeira etapa do exame da OAB tem 80 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda refere-se à elaboração de uma peça profissional e quatro questões discursivas. A redação pode envolver qualquer área do Direito Processual, escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

Deixe um comentário