Programa DF Inovador abre chamada para startups, empresas e órgãos governamentais

Você está visualizando atualmente Programa DF Inovador abre chamada para startups, empresas e órgãos governamentais
Divulgação

O Programa DF Inovador, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e executado pela Softex, anuncia o lançamento do edital de chamada de Inovação Aberta para inscrição de startups, empresas e órgãos governamentais interessados em desenvolver soluções em 15 verticais de atuação. São elas: Agronegócio, Educação, Saúde, Mobilidade, Serviços Financeiros, Varejo, Indústria 4.0, Inteligência na administração pública, Impacto Social, Energia, Sustentabilidade, Turismo e Transformação Digital.

Nesta nova etapa, dez grupos de trabalho serão selecionados e as startups de cada grupo receberão R$ 50 mil de fomento não reembolsável cada uma para realizar a validação de seu MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável, na resolução de desafios do setor produtivo e da administração pública. Cada empresa ou órgão público poderá se inscrever com desafios diferentes em até dois grupos de trabalho, e as startups em apenas um.

“Esta etapa, que dispõe de R$ 500 mil em recursos, é muito importante, pois promoverá de forma pioneira no Distrito Federal e na RIDE, a conexão das empresas ditas tradicionais e também públicas do DF ao ecossistema de inovação da região”, explica Rafael Fernandes, coordenador do Programa DF Inovador na Softex, destacando que o programa tem quatro eixos principais: intraempreendedorismo; inovação aberta com empresas conectadas ao ecossistema de Inovação; identificação de talentos para a economia digital e internacionalização.

Para Gilmar Marques, coordenador de tecnologia e inovação da FAP-DF, “a Inovação Aberta é o caminho mais curto e sustentável para se realizar Inovação, que é uma necessidade real das empresas e organizações de todos os setores. Por isso, esta etapa do Programa DF Inovador representa uma grande oportunidade para organizações do DF e RIDE poderem adquirir maturidade em inovação aberta, se relacionando com startups inovadoras locais.”

A proposta do Programa DF Inovador é promover a inovação e a transformação digital de empresas e organizações do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), bem como desenvolver talentos conectados à nova economia digital. Sua realização conta com o apoio de diversos parceiros, como a Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), a Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), o Sebrae-DF e a Fundação Assis Chateaubriand.

“Uma das principais linhas de atuação da Fibra nos projetos para o desenvolvimento industrial do DF está no incentivo à inovação e, para que este tema avance com a velocidade necessária, são essenciais projetos como o DF Inovador.  O DF Inovador é ferramenta importante no movimento pela inovação por fomentar ideias que, por falta de incentivo, poderiam ser perder”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

A etapa de pré-inscrição e matchmaking, que será utilizada para promover as conexões entre as organizações demandantes de desafios e as startups locais, acontece até 25 de março, contando com um calendário de eventos de rodadas de matchmaking. As inscrições dos grupos de trabalho no Edital de Inovação Aberta acontecem do dia 14 de março até 1° de abril.

Para informações sobre o edital de chamada de Inovação Aberta do DF Inovador acesse https://dfinovador.org.br/inovacaoaberta

Sobre a Softex 
Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas – Governo, Academia e Setor Privado – para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.

Sobre a FAPDF – A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública. Sua missão é promover a interlocução entre os diferentes setores da sociedade para desenvolver o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação regional e encontrar soluções efetivas para as principais demandas do DF. Para o cumprimento dessa missão, a Fundação fomenta projetos de pesquisa, empreendedorismo inovador, soluções tecnológicas por meio de editais públicos, em parceria com instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, além de apoiar projetos inovadores que visam o desenvolvimento do Distrito Federal.

Deixe um comentário