Projeto eleva maturidade de inovação de empresas do DF

No momento você está vendo Projeto eleva maturidade de inovação de empresas do DF

 

Foi encerrado na última quinta-feira, 28 de março, o Projeto Gestão da Inovação, que desde 2016 prestou consultoria a 36 empresas de micro e pequeno porte com o objetivo de aumentar a maturidade de inovação delas. O evento de encerramento foi na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Executado pela Fibra, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto Gestão da Inovação levou uma consultoria de 120 horas a cada empresa. Os consultores identificaram oportunidades e ajudaram na construção de planejamentos estratégicos e da adoção de políticas de inovação nas empresas.

Seguindo a métrica estabelecida pelo projeto, criado pelo Sebrae, a média de elevação da maturidade de inovação das empresas atendidas no DF foi de 34,15%, superando os 15% estabelecidos como meta inicial.

A MB Ambientes, que fabrica móveis planejados, teve a maturidade de inovação aumentada em 44,5%. Rafael Bomtempo, sócio da empresa, conta que houve mudança da cultura. “Antes as ideias inovadoras partiam somente da chefia, mas, com a consultoria, passamos a escutar sugestões de todos os funcionários, de todos os setores.” Assim, um funcionário apresentou um projeto de equipamento para o setor de vidraçaria da fábrica. “A máquina que existe no mercado tem custo alto, mas, com a solução apresentada, foi possível construir o equipamento na empresa, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, conta. Composta por um compressor de ar e por uma mesa, a estrutura permite a manuseio de grandes peças de vidro com menor risco de quebra.

O 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, conduziu o evento. “A inovação é um dos pilares da quarta revolução industrial e as empresas de todos os portes precisam levar essa discussão para a suas rotinas”, disse. Verano reforçou a capacidade do Sistema Fibra de apoiar indústrias nesse processo. “A Fibra, o Sesi, o Senai e o IEL no DF estão preparados para dar suporte às empresas com produtos e serviços que desenvolvem a maturidade de inovação na indústria.”

Participaram do evento de encerramento a coordenadora nacional do Projeto Gestão da Inovação do Sebrae, Olívia Castro, e a gestora nacional do Projeto, a especialista em Desenvolvimento Industrial da Diretoria de Inovação da CNI, Julieta Costa Cunha.

No evento, foi entregue a publicação Histórias de Inovação, com depoimentos de 30 empresas sobre a experiência no projeto executado pela Fibra.