Qual a reputação da sua empresa? Livro debate o tema

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(Imagem: Freepik)

Reputação: conceito obtido por uma pessoa a partir do público ou da sociedade em que vive; possui renome ou prestígio.” Estas são algumas das definições encontradas na internet da palavra ‘reputação’. Este conceito, que pode alavancar ou derrubar empresas e personalidades por todo o mundo, é tema do mais novo livro da Editora Leader. 

A reputação é algo com que as empresas devem sempre se preocupar. Para Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), pode-se dizer que este conceito “se trata de um patrimônio, por seu caráter cumulativo. Afinal, consiste na percepção presente em função de experiências vividas junto a ela (empresa) por parte de seus diferentes públicos ao longo do tempo”. 

Para Andréia Roma, CEO da Editora Leader, a “reputação não é mais um assunto do marketing ou da comunicação, já que os consumidores procuram cada vez mais propósito nas marcas que compram”. Andréia coordenou a elaboração do livro Reputação: Os consumidores compram reputação e não produtos, que foi lançado em uma live na quinta-feira, 17.

Na obra, o leitor encontrará temas como lucros e valores, e-branding no ‘novo normal’, consumidor do século XXI, marca imaginária e domador de ilusões, era da reputação, desafios e responsabilidades da construção de marcas, sustentabilidade, entre outros. Vinte e oito lideranças de todo o Brasil debatemo conceito em questão, além de buscarem soluções e reflexões que esclareçam os motivos pelos quais a reputação de empresas é tão importante para o público.

“Ao promover esta ampla reflexão sobre reputação, a ABA procura dar ao tema a relevância que ele merece nas organizações. Há poucas funções em uma empresa tão dinâmicas e desafiadoras como a gestão desse ativo crucial, cujo valor muitas vezes é percebido apenas diante de grandes turbulências”, explica Nelcina Tropardi, presidente da ABA

Ela explica ainda que os julgamentos são resultados do comportamento da marca, responsável por gerar associações imediatas em seus consumidores a partir do que a companhia promete, entrega e expressa. Parte do valor arrecadado com as vendas será doada para a organização sem fins lucrativos AACD

Andréia Roma completa com algumas dicas sobre cuidados para construir a reputação de uma empresa

  • Entender a imagem da empresa, compreender como funciona esse contexto relacionado à forma como o consumidor vê a sua empresa;
  • Um atendimento de excelência faz toda a diferença, que atende com amor, com propósito e construir uma relação de fidelidade com o cliente;
  • Monitorar a questão da sua marca. Você realmente tem que estar atento a tudo que acontece no mercado;
  • Reconhecer todas as questões positivas que a marca traz, ouvir os feedbacks dos clientes;
  • Manter sempre a qualidade para construir uma relação de reciprocidade com o cliente.

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