Sabin é o primeiro laboratório a disponibilizar a vacina contra a gripe comum no DF

No momento você está vendo Sabin é o primeiro laboratório a disponibilizar a vacina contra a gripe comum no DF
(Imagem: Divulgação)

Com a aproximação do inverno é necessário que a população se prepare para a circulação do vírus da gripe comum. A imunização é a melhor forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir, ao falar ou por meio indireto, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado. 

Além da vacinação contra a influenza, neste ano temos também a imunização contra a Covid-19. A doença é causada por um novo vírus da família Coronavírus, que há muito tempo é responsável por desencadear resfriados comuns e síndromes respiratórias graves. Apesar de pertencer ao grupo, o SARS-CoV-2 é agente infeccioso novo e, por isso, não está entre as doenças prevenidas pela vacinação para gripe comum. O imunizante contra o novo vírus está sendo aplicado em todo país e cada estado segue o seu cronograma próprio de acordo com a disponibilidade dos insumos na região.

Para a Ana Rosa dos Santos, infectologista e gerente médica do Sabin Imunização, a vacinação contra influenza deve ser realizada mesmo durante a pandemia, assim como as demais vacinas. “É essencial cuidarmos da saúde em um momento de crise sanitária e a vacina contra a gripe comum é a melhor forma de se proteger. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, podemos reduzir internações de quadros graves de infecção respiratória, deixando o sistema de saúde focado no tratamento dos casos de pacientes do SARS-CoV-2”, afirma a especialista. No Distrito Federal, o Sabin já recebeu as doses das vacinas de influenza quadrivalentes, com proteção contra quatro tipos de vírus (AH1N1 + AH3N2 + B Victoria + B Yamagata) atualizadas.

Como a imunização contra o novo Coronavírus está acontecendo através do Ministério da Saúde e a vacinação contra gripe comum acontecendo no setor público e privado de forma paralela, é comum que existam dúvidas sobre as duas. Ana Rosa esclarece que a vacina da gripe pode ser tomada simultaneamente com outros imunizantes. 

“Quem recebeu a aplicação contra Covid-19 e já concluiu o esquema vacinal, deve aguardar pelo menos 14 dias antes de receber qualquer outra imunização. Caso tenha sido usada a proteção contra influenza, também é necessário aguardar 14 dias para iniciar o cronograma contra Covid”, explica. 

A médica também lembra que, caso o paciente esteja entre a primeira e a segunda dose da vacina contra Covid, é necessário concluir este esquema de imunização para depois de duas semanas iniciar a proteção contra a influenza. “É importante respeitar a data de aplicação dos imunizantes que necessitam de duas doses. A realização de uma só etapa, não garante produção de anticorpos”, lembra.

Crianças menores de seis meses e pessoas infectadas com doenças febris agudas não devem ser imunizadas. Pacientes que apresentarem infecção pelo novo Coronavírus devem aguardar a recuperação e esperar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para tomarem a vacina contra a gripe comum. Alérgicos ao ovo apresentam um baixo risco de reação com o imunizante da gripe.

“A proteção contra a gripe é segura para a maioria dos indivíduos alérgicos, mas são necessárias algumas precauções. Pessoas com história de anafilaxia (confirmadas) a doses anteriores devem tomar a vacina sob observação e aqueles que possuem histórico de alergia a ovo ou derivados e apresentarem apenas urticária, devem ter administrada a vacina influenza tranquilamente”, finaliza a infectologista.

O Sabin é o primeiro laboratório a disponibilizar a vacina contra a gripe comum no Distrito Federal. A compra do imunizante pode ser realizada pelo e-commerce do Sabin. É possível fazer o agendamento para receber a dose em uma das unidades de imunização ou em domicílio. Para maior conforto dos clientes, também foi feita a instalação de drive-thrus exclusivos para a vacinação contra a gripe. O serviço está disponível no estacionamento do Mané Garrincha, Shopping Águas Claras e no Shopping Pátio Brasil.

Deixe um comentário