Senai-DF é finalista no Prêmio Ozires Silva

No momento você está vendo Senai-DF é finalista no Prêmio Ozires Silva

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) foi selecionado para a segunda fase de um dos principais prêmios de sustentabilidade do Brasil, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A instituição é finalista com dois projetos em duas categorias.

A apresentação dos trabalhos para a banca examinadora da premiação ocorrerá em 30 e 31 de janeiro, em Curitiba. O resultado será divulgado na cerimônia marcada para 13 de fevereiro, também na capital do Paraná.

O Senai-DF concorre na categoria Empreendedorismo Ambiental com a Metodologia Senai de Sustentabilidade Ambiental e Econômica para Micro e Pequenas Empresas do DF.

O trabalho consiste em implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos empreendimentos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da produção e diminuir os gastos com o descarte.

Além disso, com a metodologia, a empresa pode sair da categoria de grande geradora de resíduos (que produz mais de 120 litros de resíduos sólidos por dia). No Distrito Federal, esses estabelecimentos precisam contratar serviços particulares de recolhimento e descarte.

O Senai-DF também concorre ao prêmio da categoria Empreendedorismo Social com o Projeto Siita – Sistema de Inteligência Integradora de Tecnologias Assistivas.

A ferramenta cria um mapa virtual do ambiente e o integra a sensores e aplicativos que já existem no mercado. Dessa maneira, pessoas com ou sem deficiência conseguem se localizar mais facilmente os setores.

A premiação

O Prêmio Ozires Silva, que está em sua 12ª edição, tem outras duas categorias: Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional. Podem participar concorrentes nas modalidades empresa (pequeno, médio, grande porte), estudante e pessoa física.

Em 2018, o Senai-DF também participou da premiação e venceu na categoria Empreendedorismo Educacional. A instituição promoveu em parceria com a Fábrica Social, do governo do DF, o curso Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos.

Participaram da capacitação, concluída em 2017, 150 pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação proporcionou aos alunos, moradores de áreas carentes da capital federal, a oportunidade de empreender na área.

Ozires Silva

A premiação, que existe desde 2008, homenageia o oficial da Aeronáutica Ozires Silva. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da indústria aérea brasileira, principalmente com a fundação da Embraer, em 1970.

Silva nasceu em Bauru (SP), em 1931, formou-se em engenheira pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e presidiu além da Embraer, a Petrobras e a Varig. Também foi ministro da Infraestrutura na década de 1990. Hoje, ele é reitor de uma instituição particular de ensino superior de Santos (SP).