Sertões BRB 2024: parceria ambiental é exemplo de economia circular no maior rally das Américas

Você está visualizando atualmente Sertões BRB 2024: parceria ambiental é exemplo de economia circular no maior rally das Américas
Divulgação

A Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira e referência em logística reversa, foi convidada a se unir novamente ao maior rally das Américas, o Sertões BRB, em uma parceria que reforça o compromisso com a sustentabilidade. Ao lado de um evento que explora o coração do Brasil, a Lwart, que também atua em todo o território Nacional, destaca a importância de cuidar do meio ambiente, mesmo em condições desafiadoras como o rally.

Nesta 32ª edição do evento, que acontece entre os dias 23 e 31 de agosto, a empresa será responsável, novamente, pela coleta do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) dos veículos de competição, garantindo que esse resíduo tenha a destinação correta.

E qual a importância da coleta? O OLUC é classificado como um resíduo Perigoso Classe I pela NBR-10004, devido aos graves danos que pode causar à saúde e ao meio ambiente se não for tratado adequadamente. A legislação brasileira* exige que todo OLUC seja coletado e destinado ao rerrefino, processo que transforma o óleo usado em óleo básico, pronto para ser reutilizado na produção de novos lubrificantes. Essa logística reversa, que a Lwart conduz com excelência, evita que o resíduo seja descartado de forma ilegal, como queima ou uso como combustível, práticas que são expressamente proibidas.

Os perigos para o meio ambiente

O OLUC é altamente prejudicial ao meio ambiente se descartado de forma inadequada. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado pode contaminar 1 milhão de litros de água, comprometendo ecossistemas inteiros e colocando em risco a vida de diversas espécies. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, com alto grau de toxicidade, segundo dados da Cetesb.

A gestão responsável desse resíduo é essencial para garantir a preservação dos recursos naturais e promover um futuro mais sustentável. Adotar práticas corretas de coleta e rerrefino do OLUC não é apenas uma questão de conformidade ambiental, mas um compromisso com a saúde do planeta e das futuras gerações.

A parceria com o Sertões BRB é um compromisso com a sustentabilidade; é uma oportunidade de demonstrar que onde quer que a aventura aconteça, a preocupação com o meio ambiente vai estar também. A Lwart tem liderado um movimento em que o esporte e a preservação ambiental caminham juntos, onde a economia circular é destaque, ao transformar um resíduo perigoso como o OLUC em óleo novo de novo, infinitas vezes. Sermos convidados mais uma vez a compartilhar nossa expertise em soluções ambientais nesse evento Brasil afora, significa para nós, que estamos dando um bom exemplo de como ações práticas fazem a diferença para a construção de um futuro promissor”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

A Lwart, com uma das plantas de rerrefino de óleo mais modernas do mundo, localizada em Lençóis Paulista/SP, transforma o óleo lubrificante usado em um ciclo infinito e sustentável. Em 2025, com a inauguração da nova fábrica, a empresa se tornará a segunda maior rerrefinadora do mundo.

Sustentabilidade na rota do Sertões BRB

O Sertões BRB, criado em 1993, é uma das maiores competições off-road do mundo e a maior da América Latina. O evento nasceu com o objetivo de explorar e conectar as regiões mais remotas do Brasil, levando participantes e espectadores a uma jornada desafiadora pelos cenários naturais do país.

Ao longo dos anos, o Sertões se consolidou como uma prova de resistência e superação, atravessando diversos estados e promovendo o desenvolvimento das comunidades locais. Hoje não é apenas uma competição de velocidade e resistência, mas também um exemplo de compromisso com a sustentabilidade.

“A aliança entre o evento e a Lwart reforça o poder das iniciativas sustentáveis em grandes eventos, provando que é possível alinhar aventura e responsabilidade ambiental, proporcionando, em cada evento, ações práticas e um chamado à conscientização sobre o meio ambiente, mostrando que é possível efetivar hoje, ações que moldarão o futuro”, finaliza Maia.

Estamos muito felizes em celebrar nosso terceiro ano de parceria com a Lwart no processo de rerrefino de óleo durante a 32ª Edição do Sertões BRB. Esta colaboração reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, fundamentais para o futuro do automobilismo. O rerrefino do óleo não apenas reduz o impacto ambiental do nosso evento, mas também transforma um resíduo em um recurso valioso. Juntos, estamos mostrando que é possível unir a paixão pelo rally com práticas que cuidam do nosso planeta”, comenta Leonora Guedes, CEO Sertões BRB.

A nova edição da competição terá como o primeiro palco da Vila Sertões o estádio Mané Garrincha em Brasília, DF, e passará por 3 estados, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010).
Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário