O Distrito Federal tem apresentado um exponencial crescimento se tratando de soluções tecnológicas inovadoras. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nos últimos cinco anos a região contou com um aumento de 32,3% no número de startups. Isso se deve a burocracia estatal existente na capital do país, que gera grandes possibilidades de negócios.
Para a unidade federativa, essas empresas também são muito benéficas, visto que contribuem para a sua modernização. Dentre as 246 startups existentes hoje no Distrito Federal, as que se destacam em seus segmentos de atuação são:
Beepay
Acelerada pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, a startup fornece um SaaS, para Android e IOS, que permite que consumidores comprem de dentro da loja ou direto de casa, por meio do escaneamento de códigos de barra dos produtos. Exemplificando, é possível comprar no seu supermercado preferido apenas escaneando os produtos da prateleira da sua casa e recebendo a compra onde quiser ou, se preferir, indo até a loja, bipando os produtos desejados para entrega ou retirada posterior. O Beepay pode ser usado por supermercados, bem como qualquer outro varejista (lojas de material de construção, shoppings, etc) e por empresas do setor de alimentação, que encontram na tecnologia uma solução de ganho de tempo e fidelização da clientela.
Go Educa
Plataforma na qual o conteúdo (em vídeo ou texto) cadastrado por produtores é distribuído para alunos de forma direta (na plataforma) ou indireta (em jogos e aplicativos). A solução é conveniente e rentável para professores, que recebem proporcionalmente à visualização e avaliação de seu conteúdo. Como diferencial competitivo, a startup conta com aulas curtas (máximo 10 minutos), várias opções de professor por disciplina e contratação simplificada de mentor.
Integra Bioprocessos e Análises
A Integra Bioprocessos e Análises é uma startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2017.1 que foca no desenvolvimento de químicos de alto valor agregado por meio de rotas biotecnológicas, usando fontes de matéria prima renováveis, principalmente resíduos agroindustriais. Um de seus projetos, o Young Yeast, visa produzir ácido hialurônico, muito utilizado na formulação de cosméticos, em leveduras. Esse projeto surge da demanda do setor por produtos que sejam sustentáveis, atendam à regulamentação e não aplique qualquer processo de origem animal. O diferencial da Integra é a utilização de um microrganismo adaptado a ambientes industriais, robusto e que já é empregado na produção de alimentos, o que garante um produto final livre de toxinas.
Simon
Startup brasiliense, criada em 2019 como a primeira plataforma digital que reúne Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Autonomous Business Analytics e Machine learning em um só lugar, mapeando, correlacionando e automatizando ações, com o intuito de otimizar a performance de negócios e sistemas online. Com pouco mais de um ano de atuação, a solução já fatura uma média de R$ 2,4 milhões por ano 200 mil por mês e tem em seu portfólio parcerias com gigantes de tecnologia, como NVIDIA, Microsoft e AWS.
THIRTY
Pensando em ajudar as pessoas a atingirem suas metas, a Thirty, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2016.2 foi criada como uma rede social baseada em desafios de 30 dias. No aplicativo, as pessoas criam desafios e atualizam o progresso diariamente, por meio de comentários, fotos e vídeos. O fato dos desafios terem um período pré-determinado e utilizarem a tecnologia de gamification torna a jornada mais agradável e faz com que o usuário se mantenha motivado durante o processo. Além disso, por ser uma rede social, o progresso pode ser acompanhado e estimulado por amigos e familiares.