Trajeto Brasília–Goiânia ganha eletropostos para carros elétricos

Você está visualizando atualmente Trajeto Brasília–Goiânia ganha eletropostos para carros elétricos
Recém inaugurados, os dois pontos de carregamento estão instalados no restaurante Jerivá, na BR-060 Km 60, em Abadiânia (GO). (Imagem: Divulgação)

Caminho conhecido por brasilienses e goianos, a estrada que liga as duas cidades acaba de receber os primeiros pontos de recarga de carros elétricos da rodovia. No último sábado, 10, o restaurante Jerivá – localizado na BR-060 Km 60, em Abadiânia (GO) – sediou a cerimônia de abertura da Eletrovia Brasília–Goiânia, a primeira do Centro-Oeste do Brasil.

Na ocasião, foram inaugurados dois eletropostos para veículos elétricos, um em cada sentido da rodovia. Os pontos de carga funcionarão 24 horas/dia e cada um deles tem capacidade para atender até três carros simultaneamente. O eletroposto tem três tomadas. A recarga é gratuita para os motoristas.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI) e a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) participaram do evento cujo objetivo é divulgar e viabilizar a mobilidade elétrica no Brasil, tornando realidade a ligação das duas cidades de modo 100% elétrico e zero emissão de CO2.

A iniciativa inédita é resultado da parceria da Abravei, que doou os aparelhos carregadores e tomadas, com o Jerivá, que entrou com a infraestrutura elétrica e civil, a instalação e, também, com os custos das recargas.

“Já temos instalados 50 eletropostos no Distrito Federal e vamos instalar mais quatro ainda neste semestre. Agora estamos expandindo e inaugurando na BR-060. Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático”, afirmou Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Além do secretário, do presidente da Abravei e do proprietário do Jerivá, também participaram do evento representantes da BMW Brasil e o prefeito de Abadiânia, Zé Diniz.

Com informações Ascom SECTI

Deixe um comentário