O mercado imobiliário sofreu um pequeno percalço no início de 2020 ao longo de todo o Brasil. Mas do segundo semestre em diante, o setor foi se aquecendo cada vez mais, em uma tendência que vem se estendendo ao longo de 2021. Mas quando estamos falando de Brasília, houve um fator completamente inesperado que acelerou ainda mais o crescimento das compras e vendas de propriedades.
Afinal, a Cidade das Águas é um dos locais mais turísticos do Brasil e tem alguns dos cartões-postais mais marcantes. Por conta de suas características únicas como cidade planejada, é quase impossível não se encantar por esse local fantástico, o que contribuiu também para a movimentação de propriedades em toda a região.
Veja como o turismo foi responsável por agitar o mercado de imóveis do Distrito Federal:
Aumento do turismo nacional
Ao longo de 2020 um fenômeno que vimos crescer no Brasil inteiro foi o aumento das viagens nacionais. O aumento do dólar e do euro em conjunto com as restrições de voos internacionais levou boa parte dos brasileiros a conhecer novas cidades no Brasil. Por conta disso, o turismo nacional se fortaleceu bastante nos últimos tempos. Principalmente se tratando de grandes capitais nacionais ou zonas litorâneas.
Mais pessoas conhecendo Brasília
Com uma malha aérea muito forte e muitas conexões que usam o aeroporto de Brasília, a capital federal acabou se tornando um dos destinos mais atrativos para quem resolveu conhecer um pouco mais do Brasil.
A cidade planejada, repleta de atrações turísticas e cartões postais foi um dos destinos favoritos de milhões de pessoas ao longo de 2020. Fora que, existem muitas opções para as viagens em família, além de muita preocupação com higiene e biossegurança, o que trouxe mais visitantes.
Até mesmo por conta dessas características e pelo crescimento do turismo, o Distrito Federal foi classificado como tendência para 2021 pelo Ministério do Turismo.
Qualidade de vida que impressiona
Mesmo em um passeio turístico é fácil de perceber o quanto a qualidade de vida no Distrito Federal é impressionante. Inclusive, nossa capital é uma das cidades de IDH mais elevado do Brasil.
As belas paisagens em conjunto com todo o desenvolvimento são fatores preponderantes para fazer com que o local seja tão apaixonante. Até por isso, vários visitantes já saem da cidade encantados e procurando por imóveis em Brasília.
A possibilidade de trabalho remoto
Em um ponto mais indireto, a questão do home office também foi essencial para o setor imobiliário. Afinal, se as visitas turísticas encantam por um lado, por outro, a pandemia aumentou a liberdade de trabalhar remotamente.
Ou seja, alguém que viajou Brasília, mas trabalha em uma empresa de outra cidade não precisa mais necessariamente estar no mesmo local que a empresa. É tão possível fazer o home office em um apartamento em Brasília quanto em uma casa a 15 minutos da sede.
Crescimento que se mantém
Não ache que o crescimento dos setores de turismo e de imóveis é algo apenas contingencial. Segundo levantamento do jornal Correio Braziliense, a perspectiva para a transferência de propriedades é positiva para os próximos 2 anos. Além disso, houve um aumento em 2020 de mais de 70% do recolhimento de taxas de venda de imóveis em relação ao ano anterior. Ou seja, é um movimento consolidado e que veio para ficar.