Uso do aço na arquitetura e na decoração: inúmeras possibilidades para diferentes ambientes

No momento você está vendo Uso do aço na arquitetura e na  decoração: inúmeras possibilidades para diferentes ambientes
Crédito: Pexels roman odintsov

O uso do aço na arquitetura e na decoração virou uma tendência nos últimos anos, tanto em ambientes internos quanto externos. No entanto, muitas vezes a manipulação do vergalhão dificulta o processo por conta do tempo e do custo que a técnica artesanal exige.  A boa notícia é que há indústrias especializadas no corte e dobra de aço e que podem reduzir esses problemas, como a Pinheiro Ferragens.

Janine Brito, CEO da empresa, explica que o corte e a dobra do aço são extremamente vantajosos no que diz respeito à redução de custos e do cronograma executivo da obra: “Ao promover perda zero do material, o cliente não gasta dinheiro com o aço que não foi utilizado. Além disso, o processo industrial permite que o corte e a dobra sejam feitos de forma muito mais rápida.” A empresária explica também que o aço pode ter diversos usos dentro de uma obra. “Além de fazer parte da estrutura da construção, o aço compõe de forma muito elegante os ambientes quando está aparente. Existem inúmeras formas de utilizá-lo, em diferentes estilos de decoração”, afirma a empresária.

É bastante comum acreditar que o uso do aço na decoração é usado apenas no estilo industrial. Segundo o arquiteto brasiliense Alexandre Saffi, apesar deste estilo ter se difundido bastante nos últimos anos, as possibilidades vão muito além disso.

“O uso do aço na arquitetura é ilimitado, e se engana quem pensa que a utilização se restringe a construções modernas e decorações industriais. Durante os anos 90, já fiz muito uso do material em ambientes clássicos. O problema era a mão de obra especializada, pois tudo era feito de forma artesanal. Na época, gostaria de utilizar mais algumas formas próprias para o aço, como o corte a laser, por exemplo”, afirma o arquiteto.

Alexandre cita diferentes possibilidades de uso do material nas obras. “O uso do aço na arquitetura é basicamente estrutural, a não ser que falemos sobre elementos aparentes. Aí, não tem limites. O aço escovado, por exemplo, já é usado há bastante tempo. Ultimamente temos visto bastante uso de aço corten, ou mesmo elementos que o imitam, como chapas de madeira revestidas ou porcelanatos com este acabamento, até o aço cortado à laser”, conta.

Por fim, o arquiteto lembra as vantagens da contratação de serviços de corte e dobra de aço, como o da Pinheiro Ferragens, ao realizar projetos com o material.

“O uso do aço já cortado e dobrado representa economia de tempo e mão de obra, ou seja, acaba virando economia de dinheiro. Sem contar o benefício de ter uma obra ‘limpa’: Menos sucata para se retirar da obra, menos tempo para limpar o canteiro”, explica.

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA 
Telefone: (61) 3012-8181
SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga
Telefone: (61) 3354-8181 
QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF 

Deixe um comentário