No espaço de 92 m2, serão expostos documentos e objetos que datam desde a década de 1960, muitos deles encontrados no lixo. Os visitantes também conhecerão os uniformes usados pelos garis ao longo dos 60 anos, uma forma de homenagear estes agentes tão fundamentais para a saúde urbana, mas que muitas vezes passam por “invisíveis” pela sociedade que beneficia.
Entre os objetos, destaque, ainda para telefones antigos, panfletos de época, quadros, fotografias das décadas de 80 e 90 de algumas unidades do SLU e muito mais. Mais que servir à memória desse serviço público, o Museu tem como missão levar informação e novidades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos de hoje.
“Queremos mostrar o que há além dos objetos que são encontrados no lixo. Vamos mostrar toda a história do SLU até os dias de hoje. Nessas seis décadas, muita coisa aconteceu na gestão de resíduos sólidos e ainda está acontecendo. É uma trajetória que a população precisa conhecer para entender. Precisamos da ajuda de todos, tanto na questão do descarte irregular, como na separação dos resíduos para a coleta seletiva”, disse o diretor-presidente do SLU, Silvio de Morais.
“O Venâncio Shopping, com o novo espaço em parceria com SLU, reforça sua conexão com a história da cidade e reforça a importância de se comprometer com as boas práticas ambientais”, complementa João Marcos Miranda, superintendente do shopping.
Serviço:
Museu da Limpeza Urbana
Venâncio Shopping – SCS Quadra 8, Asa Sul
(61) 3208-2000