O mercado está cada vez mais exigente e em constante modificação, dividido entre as possibilidades dos universos on e off line. Por isso, os shopping centers têm investido em estratégias para atender ás necessidades dos clientes em todas as direções. “Vender e comprar apenas, é coisa que não existe mais nesse novo varejo. É preciso ir além. A vida das pessoas está cada vez mais atribulada, então saem na frente os lugares multiuso, complexos que tenham o varejo em sua vitrine mas, tragam consigo outros tipos de operações para atender o público em sua rotina”, afirma Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing do Venâncio Shopping.
Os shoppings multiuso já são uma realidade no Brasil e, desde sempre, foi a vocação do Venâncio Shopping. O empreendimente está localizado no setor comercial sul de Brasília está rodeado de escritórios, empresas diversas, autarquias e alguns anexos de órgãos governamentais, o que gera uma demanda atraente para modelos como este. O shopping está integrado aos mais de 100mil m² de área construída, espaço para 150 lojas, 400 espaços comerciais e lajes corporativas. O complexo abriga operações de varejo qualificadas como Loccitane Au Bresil, Boticário, Claro, Outlet Lingerie, só para citar algumas. Outro trunfo do negócio é a oferta de áreas gastronômicas diferenciadas. Há espaços para restaurantes especiais nas Varandas Gourmets que já abriga o Outback, o argentino Laap e o futuro Sallva Donwton. Além disso, são duas praças de alimentação: uma no piso térreo e outra no piso P2.
A cena cultural da cidade também tem o apoio do shopping, que investiu em uma área especial, o Espaço Cultural Venâncio, que abriga exposições e eventos criando conexões com os desejos dos clientes. O empreendimento é uma referência no modelo mesmo após 40 anos de existência. Shopping, torres empresariais e espaços comerciais são todos integrados, com acessos comuns.
A revitalização do empreendimento, há quatro anos, tornou a edificação atual e com destino reconhecido quando o assunto são serviços essenciais. No Piso de Negócios e Serviços funcionam Procon, defensorias, Serasa, CDL (Câmara do Dirigente Logista), EBC (empresa Brasileira de Comunicação) com 4 estúdios de TV e 4 de rádio e CASV (Centro de atendimento ao solicitante de visto), cinco dos principais cartórios da cidade e até uma sala de casamento.
O mall está distribuído em três pisos e possui outros três temáticos: o já citado Piso de Negócios e Serviços; o Piso de Saúde e Bem Estar, com clínicas de saúde, psicologia, academia com 1.400m², clínicas de estética, etc e o Piso de Educação e Empreendedorismo, com faculdades, cursos, empresas de coach, produtora de vídeo, etc.
História
O centro comercial Venâncio 2000 nasceu em 1977. Foi idealizado por Antônio Venâncio da Silva, um visionário que, convidado por seu amigo Juscelino Kubitschek, desembarcou em Brasília em 1960 e apostou no sonho da nova capital. Entusiasmado com as perspectivas, se desfez dos negócios no Ceará e no Rio de Janeiro para empregar todo o patrimônio na cidade, tornando-se o maior construtor independente da história do Distrito Federal. Ergueu 2 shoppings, 2 edifícios no Setor Comercial Sul, 6 no Setor de Diversões Sul, entre outros. Faleceu 1997 e deixou como herança aos filhos a atitude empreendedora. Localizado na região mais nobre do Plano Piloto, o prédio representou mudanças significativas nos hábitos e padrões de consumo na capital federal.
Passada algumas décadas, os empreendedores André e Rafael Venâncio, filhos do patriarca da família e fundadores da AR Empreendimentos Participações e Serviços, motivados pelo crescimento do setor imobiliário e de shopping centers, decidiram realizar um ambicioso projeto de revitalização arquitetônica, comercial e tecnológica incrementando novas atividades de varejo e alimentação, fortalecendo a vocação de multiplicidade do empreendimento.
Desde então, o empreendimento passou a se chamar Venâncio Shopping. Conectado com o dia a dia do público, único em volume de serviços ofertados unindo aqueles do dia a dia, serviços públicos, lojas de varejo e um especial mix de gastronomia para atender a todos os gostos.
Números Venâncio Shopping
- 120 mil m² de área construída;
- 2 torres de escritórios empresariais com 400 salas;
- Mais de 15 mil pessoas trabalhando no complexo;
- Lajes corporativas;
- Um shopping com 15 mil m² de ABL;
- 150 lojas em um mix diversificado de compras e serviços;
- 2 praças de alimentação;
- Varandas gourmets;
- 200 espaços comerciais em pisos temáticos;
- 3 pisos de estacionamento;
- 1000 vagas rotativas.
Serviço – Venâncio Shopping
SCS Quadra 8, Brasília/DF
Foto: fachada Venâncio Shopping (Crédito: Telmo Ximenes)