Farmacotécnica do DF aposta em equipamento de ponta para preparação de fórmulas

No momento, você está visualizando Farmacotécnica do DF aposta em equipamento de ponta para preparação de fórmulas
Divulgação - Marz

Pioneira no Distrito Federal no ramo magistral, a Farmacotécnica investe pesado em tecnologia para oferecer o que há de melhor em medicamentos manipulados para seus clientes. Em janeiro do ano passado, a empresa trouxe para Brasília o Marz, um dos equipamentos mais revolucionários do mundo para farmácias de manipulação; e o primeiro no DF.

Na prática, ele faz um movimento planetário exclusivo, rotação e translação. Com isso, diferentes forças atuam sobre o produto que está sendo preparado. O resultado é uma potência suficiente para produzir misturas altamente homogêneas. “Este notável movimento planetário elimina a necessidade de outros equipamentos, reduzindo contaminação e tempo de processamento. Além disso, há maior solubilidade, maior uniformidade de mistura e menores tamanhos de partícula”, explica Rogy Torkaski, diretora de marketing da Farmacotécnica.

O produto de tecnologia japonesa é comercializado no Brasil, mas existem apenas quatro em solo brasileiro (um deles na Farmacotécnica, em Brasília).

Segundo Tokarski, pelo tipo da rotação que o equipamento tem e pelas forças que ele aplica sobre os produtos que prepara, ocorre uma micronização das partículas de alta eficiência. Ou seja, com partículas que ficam muito menores, há uma otimização tanto a penetração através da pele quanto uma absorção melhor caso o produto seja de uso oral. 

No preparo de hormônios transdérmicos, por exemplo, isso significa que mais hormônio poderá atravessar a barreira e cair na corrente sanguínea, melhorando substancialmente a eficiência. 

No preparo de cápsulas isso significa que haverá maior biodisponibilidade e maior segurança, pois a homogeneidade do pó será otimizada, oferecendo doses mais precisas em cada cápsula. “Precisão, eficiência e efetividade são otimizadas nas nossas formulações com o uso do equipamento”, completa a diretora, lembrando que para algumas substâncias críticas, como o minoxidil em cápsulas, o uso deste equipamento trouxe um salto de qualidade e efetividade, que é facilmente percebido pelos consumidores dos produtos. 

“Na Farmacotécnica, nós temos verdadeira obsessão pela qualidade das fórmulas que manipulamos. Queremos entregar aos clientes, o melhor tratamento disponível. Isso é o que assegura a liderança da empresa após quase 50 anos do mercado. Então, quando há uma tecnologia que favoreça o resultado dos pacientes a partir de nossas formulações, para nós é um investimento importantíssimo”, afirma. 

Novidades à vista

Em agosto, a Farmacotécnica finaliza a reforma geral de sua primeira unidade – a matriz, que fica localizada no Centro Médico de Brasília. “Cada reforma dessa demanda altos investimentos. Esta é uma unidade muito especial, pois é nela que manipulamos as formas farmacêuticas mais sofisticadas da empresa e as substâncias que requerem os maiores cuidados de preparação, como hormônios, antibióticos e citostáticos. Outras reformas estão previstas, tanto para otimizar nossos processos internos quanto para trazer mais conforto aos nossos clientes que frequentam nossos espaços”, conta Rogy, diretora de marketing. 

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário