Empresas e instituições públicas precisam ficar atentas em relação a execução de mecanismos de compliance para que possam estar em conformidade com as leis e, assim, reduzir as práticas de corrupção, cumprimento das regras licitatórias e efetividade no campo da gestão.
Assim sendo, o Ibmec Brasília iniciará a nova turma do curso de extensão em Compliance e Anticorrupção, a partir do dia 25 de julho. O curso tem o objetivo de permitir ao profissional o conhecimento, prático e teórico, das mais diversas questões relacionadas à Lei Anticorrupção e o novo regime sancionador inaugurado por aquela norma.
Durante o curso, será apresentado um histórico do enfrentamento mundial à corrupção, com a análise dos principais elementos que influenciaram no advento da legislação, nacional e estrangeira, referente ao tema. A criação e o adequado tratamento dos mecanismos de compliance, bem como a questão dos acordos de leniência, igualmente serão debatidos, com destaque para o respectivo regramento normativo que trata da matéria.
A responsabilização de pessoas jurídicas por atos de corrupção também será discutida no curso, com ênfase nos aspectos processuais e materiais advindos da Lei Anticorrupção e de sua respectiva regulamentação.
O curso será ministrado pelo professor Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, e segundo ele, as boas práticas de compliance empresarial e de governança corporativa apresentam-se como ferramentas indispensáveis no atual mundo de negócios. Os mecanismos para a prevenção e remediação de ilícitos passaram a ser reconhecidos como valorosos ativos no mercado, além de se apresentarem como condição para parcerias de negócios e execução de projetos.
“Desta forma, para que este objetivo seja alcançado e as organizações empresariais possam se adequar a essa realidade, com a adequada implementação de um programa de integridade corporativa, faz-se necessário o conhecimento da legislação anticorrupção brasileira. As especificidades e características próprias do sistema jurídico delineado para a repressão de casos de corrupção exigem uma atenção especial de todos aqueles que atuam na área ou se interessam pelo tema, advogados, profissionais de compliance, contadores, servidores públicos, ou, simplesmente, aqueles que ocupam cargos de destaque em organizações públicas ou privadas”, explica o professor.
Devido à pandemia do Coronavírus, o curso de extensão em Compliance e Anticorrupção terá a duração de cinco encontros e eles serão online e ao vivo.
Serviço
Curso de extensão em Compliance e Anticorrupção
Início das Aulas: 25/07/2020
Dias/horários: Sábados, das 9h às 12h
Carga Horária: 15 horas
Mais Informações: Aqui