DF: artesãos ganham loja exclusiva para venda de produtos

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A loja que foi totalmente reformulada vai comercializar os produtos de 30 artesãos/expositores. (Foto: Frayan Ribeiro)

A “Loja do Artesanato de Brasília”, reinaugurou hoje (22), no Alameda Shopping, em Taguatinga. A loja que foi totalmente reformulada vai comercializar os produtos de 30 artesãos/expositores selecionados pela Secretaria de Turismo mediante chamamento público.

A ação compõe um conjunto de medidas que visam a intensificar o cadastramento dos profissionais locais, a realização dos cursos para qualificá-los para que melhorem os seus produtos, e a promoção da ampliação da oferta de espaços para comercialização.

A loja, já existia no Alameda Shopping, entretanto ela será relançada aproveitando-se mobiliários e decoração do antigo estabelecimento. O projeto buscou-se realizar o mínimo de interferência no ambiente e na infraestrutura existente, para economia de recursos, sendo apenas necessário pintar e aplicar adesivos com a comunicação visual do projeto.

De acordo com a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a indústria do turismo move as grandes cidades. “É força inesgotável de divisas para muitos países e cidades, pois o segmento é polo de atração de capitais e pessoas, gera renda, trabalho e emprego e gira a roda da economia, da mesma forma que o turismo move o artesanato em todo o mundo”.

A secretária lembra que só no Distrito Federal existem cerca de 12 mil artesãos que movimentam o comércio de bens e criam oportunidades de trabalho para muitas pessoas.

No âmbito da Secretaria, cabe a Coordenação de Promoção do Artesanato – COART a estruturação e a ampliação da rede de comercialização, conhecida como Rota do Artesanato, de forma a promover o desenvolvimento sustentável para os artesãos locais, o aumento da qualidade de vida e a redução da desigualdade social. A COART também é responsável pela coordenação estadual do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, entidade vinculada ao Ministério da Economia, que orienta as representações estaduais a fomentar o setor principalmente por meio da concessão de espaços para a comercialização do artesanato local.

Segundo dados da secretária, a venda de produtos associados ao turismo no ano de 2019 foi de R$871.599,94. E mesmo diante da forte recessão provocada pela pandemia da Covid-19, a venda do artesanato no DF foi de R$239.133,36 de janeiro a agosto de 2020.

Com essa loja, busca-se dar mais visibilidade aos artesãos da Capital, gerar trabalho e renda, além de contribuir para a movimentação da economia local. A abertura desse ponto de comercialização para produtos artesanais, também, insere-se no contexto da economia criativa, quando reúne-se artesanatos com características exclusivas em um mesmo ambiente, permitindo a conexão, percepção e construção da identidade cultural local.

Com informações da SETUR/DF

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