Brasilienses mobilizam redes de contato para ajudar vítimas da tragédia no Sul do país

No momento você está vendo Brasilienses mobilizam redes de contato para ajudar vítimas da tragédia no Sul do país
Divulgação

Quarenta e um mortos e mais de 3 mil desabrigados são o saldo das enchentes provocadas pelo ciclone extratropical, que vem atingindo parte do Rio Grande do Sul, desde segunda-feira, dia 4. Os números foram atualizados na manhã desta sexta-feira, pela Defesa Civil estadual. O governo do RS, inclusive, decretou estado de calamidade pública devido ao rastro de destruição deixado pelo efeito climático. As localidades que compõem o Vale do Rio Taquari são as principais afetadas, já que o curso d’água aumentou mais de 10 metros em poucas horas, em várias cidades. Outras regiões, como a Norte e a Serra Gaúcha, também vêm sofrendo com as chuvas.

Comovidos com a situação, alguns brasilienses têm mobilizado suas redes de contato para levantar recursos e mantimentos para as famílias atingidas, muitas das quais em busca de entes desaparecidos. “Trata-se do pior evento climático já registrado no Rio Grande do Sul, segundo as autoridades. Portanto, não podemos ficar de braços cruzados”, afirma o empresário Walmir Biberg, gaúcho do município de Estrela (RS) e morador de Brasília desde 1989.

Por essa razão, o governo do estado, junto de prefeituras, recolhe doações para ajudar a população atingida. O material é distribuído entre as cidades mais afetadas.

Os donativos mais necessários, no momento, são: kits de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos e roupas de cama.

Veja, abaixo, os canais de contato disponibilizados pelas prefeituras para ajudar os atingidos:

📍Porto Alegre

Central de doações da Defesa Civil – Av. Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas

Palácio Piratini – Praça Mal. Deodoro, no Centro Histórico

Quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros

Pontos de coleta da Campanha do Agasalho

📍Estrela

Para quem quiser ajudar os moradores de Estrela (RS), os canais de contato são a Defesa Civil (51) 98997-2248 e o PIX da Defesa Civil (CNPJ) é 1690700/0001-67.

📍Santa Tereza

A cidade precisa principalmente de material de limpeza, água e alimentos. Assim que o leito baixar, o Salão Paroquial da cidade será o local que deve receber as doações. Para mais informações: (54) 99681- 2731.

📍Nova Araçá

Os donativos necessários no momento são: alimentos, roupas, móveis, itens de higiene e limpeza. As doações devem ser levadas para o prédio central da prefeitura municipal. Caso necessário, a prefeitura recolhe as doações também. Para informar o local onde os donativos devem ser recolhidos, é preciso entrar em contato através dos números: (54) 3275-1038 ou (54) 3275-1333.

📍Bento Gonçalves

As famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas precisam principalmente de agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, de limpeza e alimentos não-perecíveis. As doações devem ser enviadas para a sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, ou para a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, na Rua 10 de Novembro, no bairro Cidade Alta.

Quem não conseguir levar as doações até os locais, pode ligar para recolhimento: (54) 3055-7337.

📍Nova Bassano

A cidade precisa de doações de roupas de cama, cobertores, produtos de higiene e limpeza, colchões, móveis e alimentos. Os donativos devem ser enviados para o Ginásio Municipal Zeferino. Para quem não conseguir levar até o ginásio, pode ligar para recolhimento: Defesa Civil – (54) 8432-7212 ou Prefeitura – (54) 3273-1670.

📍Nova Prata

As famílias atingidas pela enchente e alagamentos precisam de alimentos, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, toalhas de banho e produtos de limpeza. As doações devem ser levadas para a Secretária da Saúde ou na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

📍Passo Fundo

A prefeitura está recolhendo alimentos, colchões, eletrodomésticos, móveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e toalhas de banho. Os pontos de arrecadação são a prefeitura municipal, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Segurança e Câmara Municipal de Vereadores.

📍Erechim

A Força Voluntária Alto Uruguai recebe materiais de doação para ajudar as vítimas da enchente no estado. A partir de quinta-feira (7), o recolhimento poderá ser acertado por meio do telefone 199. É possível levar os donativos até a sede operacional da organização, que fica na Rua Dr. José Bisognin, 182, no bairro São Cristóvão, das 13h30 às 19h.

Até agora, por cidade, o total de mortes é:

Deixe um comentário