Chefs de BsB participam do Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

No momento você está vendo Chefs de BsB participam do Festival Fartura Gastronomia Du Brasil
Marco Espinoza, Thiago Paraíso, Luiza Jabour, Diego Badra e Ronny Peterson são os representantes da cidade no evento que começa no próximo sábado, 16, simultaneamente em todos os estados brasileiros. (Divulgação)

Com o objetivo de celebrar a gastronomia e a retomada do setor, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil, será realizado de sábado, 16, até o dia 24 de outubro. A programação é híbrida, a maior parte é online, mas as cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém e Porto Alegre terão jantares presenciais. 

Realizado pelo Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, o festival contará com mais de 120 chefs, que terá mais de 100 atrações virtuais com aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.

“Esta é uma edição ambiciosa para o Projeto Fartura em que, ao mesmo tempo, receberemos 26 chefs de cada estado brasileiro em São Paulo cozinhando com anfitriões paulistas. Nas outras cinco capitais, receberemos chefs de diversas regiões do País que cozinharão com os anfitriões locais de cada cidade. E ainda temos a programação online para que qualquer pessoa, em qualquer cidade, possa acompanhar”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor do projeto.

O GPS|Lifetime conversou com os chefs brasilienses para saber um pouco do que estão preparando! Ao lado de chefs convidados, eles elaboram juntos um menu sempre no jantar, no restaurante anfitrião em Brasília. Confira!

Marco Espinoza, do Sagrado Mar – dia 22/10 (sexta-feira)

A criação do menu em seis etapas será ao lado lado da chef Giovanna Grossi, do Animus Restaurante (SP).

“O festival proporciona um intercâmbio cultural entre os chefs, pois os menus são elaborados a quatro mãos. Acaba sendo uma troca de aprendizado e técnicas e uma boa oportunidade para o público ‘viajar’ sem sair da sua cidade. Outro ponto importante é a valorização do produtor local, que movimenta também a economia. Nós escolhemos um produtor de alho negro”. 

Divulgação

Diego Badra, do Conca – dia 23/10 (sábado)

O brasiliense tem como dupla a chef Ricardo Dornelles, do A Firma Bar (RS).

“É a quinta vez que eu participo do Fartura. Todas as vezes que eles me convidam, costumo dizer que, para mim, não é um convite, é uma convocação. Chamo de família Fartura, nos tornamos amigos. É um festival muito mais do que apenas gastronômico, é cultural. Todo mundo humano, um festival inclusivo. Sou completamente apaixonado pelo Fartura, sempre muito prazeroso participar. Sobre o menu, o Ricardo é um chef de um bar de Porto Alegre, e o legal é que a pegada que ele tem lá é parecido com o nosso aqui no Conca, um estabelecimento bem pequeno, de finger food, de snacks. Só que com a pegada autoral e moderninha, como a gente. É uma honra recebê-lo. O casamento Conca e Firma é super natural. O menu será de sete etapas, as quatro primeiras serão de comer com a mão e depois duas etapas de comer de colher e, por último, uma sobremesa. O Ricardo vai fazer três, eu vou fazer três e a sobremesa é juntos. Uma fusão de ingredientes dos pampas com ingredientes do Cerrado. Bem confortável e bem fora da caixinha como tudo que a gente faz”.

(Foto: Divulgação/Facundo Fotografia)

Ronny Peterson, do Aroma – dia 23/10 (sábado)

Pernambucano radicado em Brasília, Ronny terá como parceiro o cearense Diego Freire, do Tríade. 

“É um prazer participar do festival Fartura. A oportunidade que o festival nos proporciona para criar pratos e apresentar produtos de todo o Brasil enriquece e fortalece a nossa culinária. Estou ansioso para receber o chef Diego Freire, de Fortaleza, que por sinal é muito criativo e vai trazer para Brasília ingredientes típicos do Ceará que vão enriquecer nosso menu que está incrível”

(Foto: Divulgação/Fernando Pires)

Luiza Jabour, do Almeria – dia 22/10 (sexta-feira)

A chef cozinha ao lado de Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (MG).

“Estou muito feliz e realizada em participar do festival Fartura, um festival que sempre acompanhei pela diversidade das propostas apresentadas, mas não imaginava ser convidada tão cedo! Mas é um feliz indício que estamos no caminho certo com o Almería, restaurante que hoje chefio com o apoio de uma equipe maravilhosa. Falando do festival, é uma proposta incrível de criar um intercâmbio entre chefs de todas a regiões do país para uma troca de ideias, receitas e ingredientes. Estou animadíssima para cozinhar ao lado do chef Henrique Gilberto, do restaurante Tupis em BH. Com uma avó mineira, sempre fui apaixonada pela cozinha mineira e toda a riqueza de ingredientes, temperos e sabores. Juntos criamos um menu de 6 etapas que irá trazer a junção da experiência de balcão de bar do Centro-Belo Horizontino com as tapas espanholas e técnicas que utilizamos no restaurante Almeria.”

Divulgação

Thiago Paraíso, do Ouriço Restaurante – dia 23/10 (sábado)

O chef criou um menu em parceria com o chef Deocleciano Brito, do Acre.

“Eu já participo há muito tempo de projetos com o Fartura. Sempre uma honra estar com eles e participar dos desafios propostos. Será um menu em seis etapas em parceria com o Deocleciano. Ainda estamos fechando o menu a quatro mãos, em breve divulgaremos”

Divulgação

Com informações GPS | Lifetime

Deixe um comentário