A brasileira Cacau Show ultrapassou o gigante McDonald’s no ranking de maior rede de franquias do país, com crescimento de 19% no ano passado. O feito é explicado pelo trabalho de expansão e novos canais realizados pelo negócio.
Em entrevista com o Money Times, Daniel Roque, diretor de expansão e novos canais na Cacau Show deu mais detalhes sobre como esse crescimento foi alcançado e quais são as expectativas para o futuro.
Processo de expansão
Segundo Daniel, a subida no ranking de maiores franqueadoras do Brasil não era um objetivo específico. Entretanto, acabou sendo consequência do processo de expansão que a empresa estava estruturando desde 2019 para um movimento diferente, de aceleração das unidades.
Mesmo com a pandemia atrasando este processo, com todo o impacto na economia, restrições de funcionamento para comércios, desemprego, entre outros fatores, esse processo continuou.
Com a busca pelo empreendedorismo, muitas pessoas se tornaram franqueadas da Cacau Show acreditando na recuperação econômica e na estrutura multicanal do negócio. Dessa forma, a expansão contou com franqueados assumindo mais unidades e empreendedores que encontraram na empresa diversas possibilidades de se tornar franqueado, desde os container até uma mega store.
Estratégia de crescimento
Para promover o crescimento das franquias, Daniel Roque contou que há alguns anos a Cacau Show desenvolve um algoritmo interno para entender onde cabem novas lojas, que não se sobreponham a outros pontos e em locais em que o negócio ainda não é presente.
O processo de atrair novos franqueados é pautado em uma abordagem do mercado que evidencia que a Cacau Show é bem-sucedida, ofertando modelos de negócios de acordo com os perfis dos empreendedores e localização.
“A gente entra com localização, modelo de negócios, perfil de empreendedor, capital de investimento e comunicação. Quando nós vamos para essa composição, a gente consegue atrair tanto novos empreendedores na forma da gente abordar o mercado quanto os próprios franqueados”, explica Daniel Roque.
Expectativas para o futuro
Para falar sobre o futuro, Roque relembrou aspectos importantes do ano passado, como o menor índice de fechamento de operações e de transferência de lojas, o que é importante para a continuidade do crescimento.
A Cacau Show tem um bom número de locais já mapeados. Para 2022, a companhia se desafiou a abrir 1.000 novas operações. Se superada a meta, a empresa ultrapassaria a primeira colocada no ranking de maior franqueadora do Brasil – no momento, a O Boticário.
Os atuais franqueados receberão incentivo para expandirem suas frentes de trabalho, fazendo uso de catálogos, de soluções digitais e outras alternativas.
“A gente mantém nossa postura de sempre, que é uma postura de intensidade, de fazer as coisas acontecerem, mas com responsabilidade, com pé no chão, para não correr o risco de cometer nenhum equívoco e nenhum excesso”, afirma Roque.
Modelos de negócio
Os diferentes modelos de negócio para franqueados é um aspecto de extrema importância, visto que exigem valores diferentes de investimento, tornando-os mais atrativos e permitindo diferentes tipos de loja de acordo com cada localidade.
Veja os modelos de acordo com o site da Cacau Show:
Loja Convencional – Ideal para pontos comerciais com área mínima de 40m², o modelo de Loja Convencional tem faturamento estimado em 1 ano superior a R$1 milhão. Com investimento, sem considerar a taxa de franquia, a partir de R$ 196 mil.
Loja Smart – Modelo especialmente desenvolvido para cidades e bairros com demanda e potencial de venda de até R$ 1 milhão em um ano. Loja planejada para ser ponto de encontro do cliente!
Quiosque – Direcionado para shoppings, universidades, áreas comerciais e rodoviárias. O Quiosque tem investimento inicial a partir de R$99 mil, sem considerar a taxa de franquia.
Loja Container – O modelo de Loja Container é disponibilizado em 6m. Com investimento respectivamente a partir de R$59,9 mil. A previsão de retorno de investimento se dá a partir de 7 meses.
Com informações MoneyTimes