Dez profissões em alta no Brasil para os próximos anos

No momento você está vendo Dez profissões em alta no Brasil para os próximos anos
(Imagem: Freepik)

A cada época, a economia se movimenta e algumas profissões ganham ou perdem força no mercado de trabalho. Se, em um passado recente, as profissões do futuro tinham quase sempre no topo do ranking profissionais como médico, engenheiro civil, farmacêutico, publicitário e advogado, hoje, nem são citados no Top 10. Hoje, a maioria esbarra na área de tecnologia. Iniciando uma série de matérias usando a inteligência artificial, o ChatGPT, e comparando a outros dados e pesquisas disponíveis no mercado, o portal STG News levantou as dez profissões em que se espera ter alta demanda nos próximos anos no Brasil.
Aqui estão dez delas:

1) Desenvolvedor de software – Com a crescente digitalização da economia, há uma grande demanda por desenvolvedores de software para criar e manter aplicativos e sistemas online.

2) Cientista de dados – Os cientistas de dados coletam, analisam e interpretam grandes quantidades de dados para ajudar as empresas a tomar decisões informadas.

3) Engenheiro ambiental – Com a crescente preocupação com o meio ambiente, espera-se que os engenheiros ambientais sejam cada vez mais procurados para ajudar a desenvolver soluções sustentáveis para problemas ambientais.

4) Profissional de saúde mental – Com o aumento dos níveis de estresse e ansiedade na sociedade moderna, espera-se que haja uma maior demanda por profissionais de saúde mental, como psicólogos e terapeutas.

5) Especialista em inteligência artificial – Com a crescente aplicação da inteligência artificial em diferentes setores, espera-se que haja uma demanda crescente por especialistas em IA para ajudar a desenvolver e implementar essas tecnologias.

6) Profissional de cuidados com idosos – Com o envelhecimento da população brasileira, espera-se que haja uma maior demanda por profissionais de cuidados com idosos, como enfermeiros e cuidadores.

7) Especialista em cibersegurança – Com o aumento dos ataques cibernéticos, espera-se que haja uma demanda crescente por especialistas em segurança digital para proteger sistemas e dados sensíveis.

8) Gerente de marketing digital – Com o aumento do uso da internet e das mídias sociais, espera-se que haja uma maior demanda por gerentes de marketing digital para ajudar as empresas a se conectar com seus clientes on-line.

9) Especialista em logística – Com o crescimento do comércio eletrônico, espera-se que haja uma demanda crescente por especialistas em logística para gerenciar o transporte e a entrega de mercadorias.

10) Especialista em energia renovável – Com a necessidade de reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade, espera-se que haja uma demanda crescente por especialistas em energia renovável, como engenheiros solares e eólicos.

Quando se avalia mais detalhadamente a lista levantada no ChatGPT, não difere muito de outras instituições. O foco está em tecnologia, saúde, energia e logística. Fora desta lista, mas presente em outras de especialistas em carreira e uma divulgada pela rede social Linkedin, encontramos citações para: nutricionista, analista de big data, controller, designer, engenheiro de machine learning, gestor de tráfego e recrutador especializado em tecnologia.

A conclusão é que a pandemia acelerou a entrada de empresas e produtos, além do surgimento de novos segmentos, na área digital e o mercado de trabalho não estava preparado para ofertar essa mão de obra especializada.

Deixe um comentário