Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) aponta que o público brasileiro está mais aberto a vivenciar novas experiências na natureza e viagens destinadas ao ecoturismo representam 9,7% do total de roteiros no Brasil. Goiás, com sua natureza exuberante, cachoeiras, rios, grutas, trilhas, chapada e água termal é um destino certeiro para quem busca as ecoaventuras e ganha uma nova alternativa de lazer.
No último sábado (17/09) o Escarpas Eco Parque, localizado às margens do lago Corumbá IV, em Abadiânia, entregou o Ecoaventura, uma extensa área de cerrado preservada com estrutura para atividades como caiaque, standup, flutuante, tirolesa com 550 metros de extensão e trilhas ecológicas.
O evento de inauguração contou com a participação da Banda Venosa, que fez um show no andar superior do flutuante do Escarpas. Em solo, o público pôde curtir a apresentação na praia do complexo.
Com área de 173 quilômetros quadrados e capacidade de 3,7 trilhões de litros de água, o Lago Corumbá IV fica entre Brasília e Goiânia e está se tornando uma das principais atrações turísticas para essa região, que é a de maior crescimento populacional do Centro-Oeste. De acordo com o gestor do Escarpas e especialista em segunda moradia, Lucas Rodrigues, essa com as duas capitais facilita o acesso da população às atividades de lazer.
“Hoje as pessoas não precisam se deslocar grandes distâncias para entrar em contato com a natureza. Existem estruturas próximas que oferecem esse encontro com o meio ambiente, descanso e atividades de lazer. E o Escarpas, por causa dessa localização privilegiada, se encaixa perfeitamente nessa proposta”, explica Lucas.
O Escarpas Eco Parque é um complexo de lazer com 11 milhões de metros quadrados. Inclui um condomínio ecológico que contará com clube, lazer, marina, restaurante, e ecoaventura para todos os gostos e idades, tudo isso em um só lugar. Já está em funcionamento a primeira etapa do clube, o Restaurante Baru e, agora, a unidade de ecoventura, com atividades de trilhas, tirolesa e flutuante. A previsão é de que as obras da primeira fase do complexo sejam totalmente concluídas até o final de 2023. O empreendimento está sendo desenvolvido pela Tropical Urbanismo e Incorporação, Grupo Ferroeste e Ever Soluções Urbanas.