Especialização em Harmonização Orofacial atrai profissionais da saúde

No momento você está vendo Especialização em Harmonização Orofacial atrai profissionais da saúde

 

Há muito tempo a estética é prioridade na lista de afazeres das pessoas. Um sorriso cativante é um dos primeiros passos para se alcançar um rosto harmonizado. Por falar nisso, Harmonização Orofacial é uma técnica que tem sido muito utilizada por profissionais da saúde. Odontologistas, biomédicos e médicos buscam se especializar na área para atender a demanda popular por um rosto jovial e mais bonito. Até Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos, aderiu à moda depois de criticar uma das paquitas que havia realizado o tratamento.

A ideia do tratamento é corrigir “defeitos” a fim de tornar o sorriso e a face mais ajustados utilizando estimuladores de colágeno, como fios de sustentação e aplicação da toxina botulínica (botox). Isso se tornou uma possibilidade para cirurgiões-dentistas após o Conselho Federal de Odontologia (CFO), autorizar os procedimentos, por meio de resolução.

A prática, contudo, não é de uso exclusivamente estético. Sequelas faciais causadas por doenças ou traumas físicos também podem ser tratados com o procedimento. É o que explica a coordenadora do curso de especialização em Harmonização Orofacial do Centro Universitário IESB, professora Luciana Diaz. “No caso do bruxismo, ao invés de o dentista passar uma placa para o paciente dormir sem bater os dentes, a gente também trata com toxina butolínica”, explica. A paralisia facial é outro caso que pode ser corrigido com fios de sustentação e botox.

O procedimento é de baixo risco para o paciente. “São processos pouco invasivos, feitos com anestesia local, a mesma utilizada por dentistas em procedimentos normais”, informa Luciana. Para ela, a Harmonização Orofacial deve ser cada vez mais aprimorada e utilizada daqui em diante.

Curso

O IESB é a primeira instituição de ensino superior de Brasília a oferecer um curso de especialização na área de Harmonização Orofacial. O objetivo é capacitar o profissional de saúde a conduzir terapias que envolvam aplicação de toxina botulínica, bem como seu uso estético, com foco na prevenção do envelhecimento. Além disso, o curso prepara o cirurgião-dentista com técnicas cirúrgicas para lipoplastia e orienta o profissional para prever riscos e solucionar problemas que possam ocorrer nos procedimentos. A modalidade é presencial com encontros quinzenais. A carga horária é de 500 horas em 10 meses de aula. O curso é ministrado no IESB Campus Sul (613/14 sul).