Executiva de sucesso, Erika Linhares lança livro com técnicas de gestão

Você está visualizando atualmente Executiva de sucesso, Erika Linhares lança livro com técnicas de gestão
Nesta quarta (3), a gestora de carreiras especialista em habilidades comportamentais lança o livro Gente Feliz Não Enche o Saco, em Brasília. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Quando tinha 15 anos e vivia em Sete Lagoas, em Minas Gerais, Erika Linhares sentiu sua vida dar uma virada. Após o pai, que era dono de uma imobiliária, ir à falência e perder tudo, a jovem se viu na missão de ajudar a família a se manter financeiramente. Agora, a executiva lança o livro Gente Feliz Não Enche o Saco, com suas técnicas para conquistar sucesso na carreira.

Sem medo de trabalhar, ela se tornou sacoleira. Era na Rua 25 de Março, tradicional comércio popular de São Paulo, que comprava itens para revender em sua cidade natal.

“Tínhamos que sair daquela situação, não adiantava eu me vitimizar. À época, não tinha um plano de carreira, era um plano de sobrevivência”, relembra. Após essa fase, chegou a conseguir um estágio na Prefeitura de Sete Lagoas.

Apaixonada pelo comportamento humano, o desejo era cursar psicologia no ensino superior, no entanto, nenhuma instituição oferecia o curso em sua cidade, e apesar de ter sido aprovada no vestibular de outro estado, abandonar a família naquele momento não era uma opção.

Ingressou, então, na faculdade de pedagogia e, aos 22 anos, passou a trabalhar em uma loja da TIM, ganhando R$ 350 reais por mês. Foi nessa empresa que Erika começou a galgar espaço no meio corporativo.

“Não era o curso que eu pretendia, mas era o que eu tinha naquele momento. Eu aprendi que temos que fazer tudo muito bem-feito, tudo ensina”, revelou.

De vendedora a diretora nacional

Em 13 anos de dedicação ao trabalho, ela conquistou posições até chegar ao posto de diretora nacional na empresa de telefonia. Em mais de 20 anos de entrega, de repente não se sentia mais preenchida profissionalmente pela função que exercia. Erika notou que era a hora de mudar o rumo de sua carreira.

“Vi que eu não tinha mais nada a ver com aquilo e precisava fazer algo a respeito. Sempre há tempo de recomeçar. Não dá para mudar o passado, mas o futuro sempre é passível de reconstrução”, pondera.

Empreendedora

A decisão de abandonar uma carreira sólida aos 40 anos de idade não paralisou Erika. “Medo todos nós temos, é natural, essência do ser humano. Vai com medo mesmo e não faça nada de cabeça quente. A gente tem que aprender a tomar o controle de nossa vida”, destaca. Afinal, a estadia na empresa de grande porte foi fundamental para estruturar o negócio em que decidiu apostar.

A empresária, que mora há sete anos no Rio de Janeiro, fundou a B-Have com os sócios Gabriela Couto, especialista em gestão de pessoas, e Laercio Faria, administrador com MBA em gestão de negócios. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva na consultoria empresarial.

Criadora do movimento #nomimimi, a empresária defende que é preciso acabar com a vaidade dos chefes que se mostram donos da verdade e com as reclamações dos funcionários que se colocam no papel de vítimas.

“CEOs precisam sair de cima do muro e entender que o maior patrimônio de uma empresa são as suas pessoas e é preciso cuidar delas. Dá para ser feliz e próspero no trabalho mudando o comportamento das pessoas. Técnica sem comportamento é desperdício. E comportamento evolui. Um funcionário feliz e engajado produz mais”, diz Erika.

Gente Feliz Não Enche o Saco

Depois de presenciar diferentes situações enquanto gestora de carreira e se especializar na área, Erika decidiu escrever um livro em que explica a importância das soft skills, que são as habilidades comportamentais, principalmente em âmbito profissional.

Nesta quarta-feira (3/2), a obra será lançada em Brasília num jantar cultural, comandado por Milena Costa. O evento terá um número limitado de presentes, que podem comprar o ingresso aqui. No cardápio, três opções de menu, com stinco suíno, risoto de filé e shitake e pescada amarela.

Na tarde de quinta-feira (4/2), a escritora estará na Leitura, no Park Shopping, autografando o exemplar dos primeiros compradores. Uma live será transmitida nas redes da livraria.

“Sou pedagoga, tenho didática para passar esse conhecimento. Além de ser uma estudiosa no assunto, tenho a prática. Mais de 15 mil pessoas passaram pela minha gestão. Eu pratiquei. Vejo as pessoas ensinando às outras a serem ricas, mas elas nunca foram ricas. As pessoas estão muito enganadas. Procurem saber se a pessoa tem autoridade para falar sobre o tema”, ressalta a empresária.

Segundo Erika, a leitura da obra é recomendada para todos que querem prosperar no mercado de trabalho, desde desempregados até pessoas que ocupam vagas em alto escalão.

“Lembro que quando eu era diretora nacional muitos me perguntavam: ‘Erika como eu faço para as pessoas não me encherem o saco?’ E eu sempre respondia a mesma coisa. Não ligue o foda-se, ligue o cuida-se”, ensina. “A melhor maneira de ninguém encher seu saco é com você cuidando de quem está à sua volta”, justifica.

Conteúdo gratuito na internet

Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, toda segunda Erika compartilha vídeos da série Segundou na rede social e no canal dela no YouTube. O objetivo é fazer com que as pessoas sejam mais felizes no trabalho. Já às terças e quintas, às 18h30, ela faz lives no Instagram nas quais aborda diferentes temas.

Noite Cultural e Gastronômica En Mi Casa com Erika Linhares
Nesta quarta-feira (3/2), no Lago Sul, a partir das 19h, com três opções de menu.

Valor R$ 190,00.
Número limitado de presentes devido à pandemia de Covid-19.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário