Em celebração ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRT/DF) abre uma exposição de projetos fotográficos nesta segunda-feira (12), no Venâncio Shopping. A mostra reúne 12 fotografias do acervo de imagens do SRT/DF, realizadas por auditores fiscais durante a década de 1990 em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal e Entorno. As fotografias são o resultado de um forte movimento junto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizado com objetivo de sensibilizar a população contra o trabalho infantil. A mostra é gratuita e vai até o dia 14.
“A proposta desta iniciativa é recomeçar um diálogo com a população do DF sobre as políticas públicas em relação ao trabalho infantil. Neste ano, a campanha do Fórum Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil traz o tema “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”, e propõe um chamado à sociedade de que a proteção à infância é fundamental para o enfrentamento do trabalho infantil”, destaca Jackson da Silva Azara, Superintendente Regional do Trabalho no DF.
A exposição receberá 150 crianças da rede pública de ensino no DF, que serão recepcionadas com atividades lúdicas correlatas ao tema da campanha. Haverá contação de histórias com Nyedja Gennari, exibição do curta-metragem Vida Maria, com direção de Márcio Ramos, se passa no Sertão Cearense e conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final das atividades, os pequenos também receberão doces e cata-ventos para celebrar a infância. A programação da exposição também conta com apresentação musical de alunos participantes do Projeto Vira Vida, uma iniciativa socioeducativa que atende adolescentes e jovens retirados de contextos de violência.
Símbolo da erradicação do trabalho infantil no mundo, o colorido cata-vento de cinco pontas representa os cinco continentes e significa movimento, sinergia, e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. E, também traz em sua essência o sentido lúdico de alegria que deve estar presente na vida das crianças.
Denuncie
Para realizar denúncias de situações de trabalho infantil, a ligações pode ser anônima no Disque 100, ou pode acessar o Sistema Ipê Trabalho Infantil, da Auditoria-Fiscal do Trabalho que recebe de forma mais detalhada denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil em todo território brasileiro. A plataforma realiza valoração, triagem e classificação destas denúncias de maneira automatizada. Além de permitir a gestão, planejamento e apuração das denúncias.
Parceiros
A iniciativa conta com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, Governo Federal, Fecomercio/DF Sesc Senac, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários do DF (Sindicom/DF) e Sistema Fibra SESI SENAI.
Assista ao curta-metragem Vida Maria
Programação
12 e 13 de junho
9h – Abertura ao público
10h – Recebimento de alunos de escola pública para atividades
15h – Recebimento de alunos de escola pública para atividades
14 de junho
9h – Abertura ao público
10h – Recebimento de alunos de escola pública para atividades
10h40 – Apresentação musical do “Programa Vira Vida – adolescentes em situação de vulnerabilidade social”
16h – Encerramento para visitas
SERVIÇO
Exposição fotográfica Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRT/DF)
Data: de 12 a 14 de junho
Horário: 9h às 19h
Local: Venâncio Shopping – SCS Q 8 – Asa Sul
Acesso: livre