Expotchê destaca a importância da Agricultura Familiar, trazendo comida típicas do sul para os visitantes

No momento você está vendo Expotchê destaca a importância da Agricultura Familiar, trazendo comida típicas do sul para os visitantes
Créditos: Mateus Oliveira

A Expotchê chega a sua 30ª edição, oferecendo o que é já um hobby favorito de muitos visitantes: os quitutes da cozinha gaúcha. A feira que teve início no dia 2 de junho e segue até domingo, 11, promete entregar o sabor familiar de pratos e ingredientes típicos para aquecer Brasília neste inverno.

O evento, realizado pela Rome Eventos, traz para o brasiliense a experiência de estar mais próximo da cultura e da gastronomia gaúcha, conhecendo vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras delícias da região com o clima mais frio do país.

“Trouxemos para a 30ª edição da Expotchê muitas novidades para o público fiel, que nos acompanha ao longo desses anos e também, claro, para atrair aqueles que ainda não conhecem a feira e que possam usufruir de tudo que há de mais saboroso na região gaúcha. É um pedacinho do sul no coração e no paladar dos brasilienses”, conta Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, promotora da Expotchê.

Espaços especiais

Tchê Bier: dedicado aos amantes da cerveja e do chopp. Um dos locais mais cobiçados do evento terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante poderá degustar cervejas e chopp, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan. A novidade, este ano, é a volta da Carreta da Heineken, que fará um Festival de Chopp da marca.

Praça do Vinho: neste espaço o público da Expotchê poderá degustar ainda os vinhos e espumantes especiais de vinícolas gaúchas, dentre elas a Valduga, Garibaldi e Monte Reale.  Mais de 100 rótulos estarão à disposição do público para consumo em taças ou em garrafas, a preços especiais, entre eles a linha Moscatel, Vinhos Reserva e Espumantes.

Praça do Pão: colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, irão preparar as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante o evento. Recheadas de morango, banana, abacaxi, coco, uva e na sua forma tradicional, as cucas e pães são assados na hora, propiciando aos visitantes uma experiência única de saborear ainda quentinho esses produtos típicos da região da colônia.

Praça do Chocolate: uma ilha inteira de chocolates de Gramado será montada, com a tradicional fondue de chocolate com morangos, chocolates em barra, em vários formatos e recheios. Isso tudo sob a chancela de uma das mais tradicionais da região: a Chocolate Gramadense.

“São muitas atrações para o brasiliense aproveitar neste evento. Esperamos que as famílias se divirtam e que possamos seguir apreciando a cultura do Sul do país, tão rica e inspiradora”, finaliza o diretor da Rome Eventos.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Rio Grande do Sul, o público também poderá conhecer e adquirir produtos produzidos por empresas da Agroindústria Familiar Gaúcha. Dezoito empreendimentos foram selecionados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), que prometem proporcionar ao público uma festa de sabores.

Eles trarão queijos tipo colonial, parmesão e ricota, charque, sucos, doces, geleias com e sem açúcar e gourmets, molhos de tomate e pesto, vinagre, antepastos, caponata, salame tipo italiano, copa defumada, linguiças, banha, biscoitos, cachaças envelhecidas, sucos integrais de uva, laranja, mel de abelha, erva-mate, rapaduras, nozes, vinhos, licores e graspas.

“Na Expotchê, você vai poder comprar alimentos diretamente de produtores da agroindústria familiar gaúcha. Teremos todos estes municípios representados por 18 famílias de agricultores que vão apresentar seus produtos típicos no evento. É a aproximação de quem produz com quem consome, com diversas vantagens: desde a redução dos preços para o consumidor, maior qualidade dos produtos e a oportunidade de conversar com os produtores e conhecer um pouco da sua cultura da região”, afirma Jocimar Rabaioli, coordenador do grupo de empresas, pela FETAG.

Entre os grupos estão: Orgânicos Mariani, Casa do Mel Schwendler, Cachaças Velho Alambique, Agroindústria Kolonie Haus, Laticínio Pipo, Agroindústria Sinuelo, Produtos Lilien, Cachaçaria Harmonie Schnaps, Estrelat, Vinícola Baggio, Erva-Mate Amizade, Colonial Gelinger, Vinícola Vista Gaúcha, Agroindústria Agnolin, Queijaria Somacal e Cachaça Casa Bucco.

“Para nós, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é uma alegria muito grande estarmos presentes na Expotchê. Um evento que há 29 anos leva a cultura e a tradição do RS para o Brasil e o mundo. O Pavilhão da Agricultura Familiar vai apresentar o que de melhor se produz nos mais diversos pontos do nosso Rio Grande”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini.

SERVIÇO:

30ª Expotchê
Data
: até 11 de junho de 2023
Horário: Segunda a sexta, das 16h às 23h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 23h.
Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Entrada: R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada.
Todos os dias na primeira hora a entrada é franca. Crianças até sete anos, pessoas pilchadas e com carteirinha do CTG não pagam.
Realização: Rome Eventos
Acompanhe: https://www.instagram.com/expotche/
Saiba mais em: https://expotche.com.br/

Deixe um comentário