Atenção empresas de Brasília e São Paulo, o Facebook informou, nesta segunda-feira (10/8), que apoiará mais de 1.200 pequenas e médias empresas no Brasil. Serão R$ 14 milhões em doações, para ajudar com custos operacionais, aluguel, oferecer suporte aos funcionários e captar novos clientes, durante este momento de crise causada pelo coronavírus.
Segundo o Facebook, essas doações fazem parte de uma iniciativa de US$ 100 milhões para apoiar 30.000 pequenas empresas em todo o mundo.
Os proprietários de pequenas e médias empresas, que estão interessados, podem solicitar as doações no site fb.me/apoiofacebook. Mas é necessário que as empresas que queiram solicitar as doações sigam alguns critérios.

Critérios de qualificação
- Estar no mercado há pelo menos um ano;
- Empregar de duas a 50 pessoas;
- Ter um endereço comercial nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília. (regiões onde o Facebook tem escritório)
- Comprovar que foi impactado pela pandemia;
- Os requisitos completos de elegibilidade podem ser encontrados no site do programa.
Para empreendedores que estão fora de São Paulo e Brasília, o Facebook diz que está oferecendo cursos e treinamentos gratuitos que visam ajudar pequenas e médias empresas durante a crise.
Impacto
Segundo o Sebrae, as pequenas e médias empresas respondem por 52% dos empregos formais e 40% dos salários pagos no Brasil. Um relatório da Global State of Small Business mostra que 52% das pequenas empresas no Brasil que operam no Facebook dizem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses, devido a crise causada pelo pandemia da Covid-19.