Índice de confiança empresarial tem 5ª alta seguida em setembro, diz CNI

No momento você está vendo Índice de confiança empresarial tem 5ª alta seguida em setembro, diz CNI
Índice chegou a 61,6 pontos em setembro, 4,6 pontos percentuais maior que agosto. (Imagem: Freepik)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) chegou a 61,6 pontos em setembro, 4,6 pontos percentuais maior que agosto. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta segunda-feira (14/9).

Esta é a quinta alta consecutiva registrada pelo índice, depois de chegar ao pior patamar da série histórica em abril deste ano, com 34,5 pontos — relativamente pior se comparado a 2015, estopim da crise econômica do governo de Dilma Rousseff.

No entanto, mesmo depois de cinco altas consecutivas, o indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado no mês imediatamente anterior à pandemia do novo coronavírus, em fevereiro (64,7 pontos), segundo o levantamento da CNI.

Com um aumento de 7,8 pontos frente a agosto, o Índice de Condições Atuais alcançou 54,7 pontos em setembro. Dessa maneira, a percepção é de que a situação econômica está melhor atualmente na comparação com os últimos seis meses.

Já o Índice de Expectativas aumentou 3 pontos na comparação com agosto, para 65,1 pontos em setembro. Desde maio, o índice vem mostrando recuperação e, de julho adiante, tem se mantido acima da linha divisória de 50 pontos.

Segundo destaca o relatório técnico, o clima de otimismo está mais elevado e disseminado entre os empresários da indústria brasileira. Com o aumento da confiança, a indústria deve voltar a contratar trabalhadores e a investir.

Com informações do portal Metrópoles

Deixe um comentário