Mediato Conecta faz chamamento para espaços culturais de Brasília

No momento você está vendo Mediato Conecta faz chamamento para espaços culturais de Brasília
Divulgação Mediato Conecta

Mediato Conecta abre cadastro para espaços culturais disponibilizarem seus eventos para visitas de instituições de ensino. A iniciativa inovadora é realizada de forma gratuita por meio de uma plataforma digital, que atua para solucionar uma importante necessidade de aproveitar todo potencial da arte e da cultura, levando jovens e estudantes a viverem experiências educativas em seus espaços por meio de atividades culturais. A Mediato Conecta facilita o acesso à arte e cultura, divulgando as atividades culturais dos espaços e ainda oferecendo serviços que vão otimizar as visitas, como agendamento e experiências educativas. Um exemplo das facilidades promovidas pela Conecta, é que os espaços culturais que se cadastrarem terão a opção de transporte gratuito para que as escolas cheguem  a estes locais em algumas visitas, cada evento terá critérios específicos sobre este benefício. A iniciativa é realizada pela Mediato com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Confira aqui o regulamento.

Como funciona

A Mediato Conecta é a ponte que une o público aos locais de fomento à cultura. Para escolas, é a facilidade para encontrar e escolher atividades adequadas ao seu público. E, ainda, a possibilidade de ter transporte gratuito para o equipamento cultural. Para os espaços culturais, é uma forma de otimizar a divulgação dos eventos, organizar o agendamento de grupos e ampliar o seu público.

Ao acessar a plataforma, os interessados encontram uma vasta programação de diversos espaços culturais do Distrito Federal. É possível localizar atividades disponíveis a partir de categorias, como: música, artes visuais, teatro, entre outros. Instituições de ensino e equipamentos culturais podem se cadastrar na plataforma, neste link manifestando seus interesses em oferecer programação cultural ou buscar atividades para complementar o ensino educacional. Para as escolas, há ainda a possibilidade de ter transporte gratuito.

Como agendar sua escola

1. Faça login na plataforma https://conecta.mediato.art.br/ como “Profissional da Educação”;

2. Escolha o evento, a data e o horário desejado.

3. Preencha as informações da escola, a quantidade de alunos e segmento: educação Infantil, ensino fundamental ou ensino médio

Como inscrever seu espaço cultural

1. Faça login na plataforma https://conecta.mediato.art.br/ como “Promotor de Evento”;

2. Cadastre o seu evento.

3. Disponibilize a agenda, ou seja, cadastre os dias/horários que a sua equipe poderá receber os grupos escolares agendados. 

Requisitos obrigatórios

1. Ter um evento cultural, preferencialmente exposições temporárias ou acervo permanente que possa receber grupos de 40 pessoas;

2. Dispor de equipe educativa ou artística para receber o público escolar e promover uma mediação com grupos de 40 pessoas;

3. Emitir uma declaração simples constando quantitativo de público atendido, ao final de cada mês ou do evento, e enviar fotos dos grupos.

Requisitos desejáveis

1. Eventos, exposições e/ou obras voltadas para cultura brasileira, sustentabilidade, equidade de gênero, Arte produzida por mulheres e produção de artistas locais.

2. Espaços culturais preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida: rampa, corrimão, piso tátil, banheiro adaptado, elevador.

A Mediato Conecta oferece:

1.Divulgação do evento cultural para educadores e escolas do Distrito Federal

2. Agendamento de grupos de estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio para a exposição ou evento cultural.

3. Transportesem custo para instituições escolares do Gama, da Santa Maria e do Park Way.

4. Preparação do público antes da visita por meio de materiais educativos.

5. Interpretação em libraspara uma visita com um grupo de pessoas surdas.

Entenda a iniciativa com o vídeo: https://youtu.be/hpoNg9x4ikg

Sobre a MediatoMediato é uma iniciativa que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.

Mediato Conecta
conecta.mediato.art.br
E-mail: conecta@mediato.art.br
Informações:  61 99885-9528
Instagram: @mediato.art
Regulamento: https://www.mediato.art.br/regulamento

Deixe um comentário