Metaverso: entenda o que é e porque devemos ficar atentos a essa tecnologia

Danilo Brito

CEO da Agência Quantico, Agência Digital, e Idealista da Startup Yuupe, ferramenta de marketing.
No momento você está vendo Metaverso: entenda o que é e porque devemos ficar atentos a essa tecnologia
Principalmente com a pandemia, onde a interação social presencial foi restrita, o universo virtual ganhou mais destaque ainda. (Imagem: Rawpixel)

Metaverso: uma realidade paralela, totalmente virtual, onde é possível viver uma experiência de imersão. Esse termo pode remeter ao universo dos jogos de realidade virtual, bem como aos filmes de ficção científica. Mas o metaverso é uma realidade que pode estar mais próxima do que você imagina.

Principalmente com a pandemia, onde a interação social presencial foi restrita, o universo virtual ganhou mais destaque ainda. Nesse contexto, as empresas enxergaram no metaverso uma opção notória e necessária, já que com ele a possibilidade de você poder criar e explorar experiências com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você se torna real.

Já imaginou poder estar com seus amigos, trabalhar, estudar, comprar, jogar, entre tantas outras coisas, tudo de forma virtual e imersiva, como se fosse presencial?! Com essa tecnologia será viável. Para o Facebook isso “não é necessariamente sobre passar mais tempo online, mas tornar mais significativo o tempo que você está online”. 

O mundo online e físico, convergidos em espaços coletivos virtuais, já é vislumbrado por gigantes tecnológicos. Espera-se que em breve, o próprio metaverso tenha um efeito disruptivo sobre a interação social e a própria experiência humana, proporcionando novos modelos relacionados à sociedade, à política e à economia.

O começo desse avanço tecnológico, já é perceptível. O conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social, Facebook, recentemente anunciou os Programas XR e Fundos de Pesquisa, um investimento global de US$ 50 milhões em pesquisas e programas parceiros para garantir que esse produto, o metaverso, seja desenvolvido de forma responsável. A expectativa é que se torne realidade nos próximos 10 a 15 anos.

Além do Facebook, outras empresas estão iniciando suas entradas neste setor. E detalhe, o interesse não se restringe apenas ao universo gamer. Marcas como Netflix, Balenciaga, Coca Cola e Vans também estão investindo no que foi apelidado de “a próxima evolução da internet”.

É inegável que esse novo conceito ainda em progresso promete ser a grande tendência para os próximos anos. Por fim, a questão é que essa nova tecnologia que desponta, é um universo paralelo onde as marcas, empresas e pessoas poderão desfrutar se estiverem ligadas nas incontáveis possibilidades que ela tem a oferecer.

Deixe um comentário