Moradores de Ceilândia participaram de rodas de conversa em ação social realizada no sábado

No momento você está vendo Moradores de Ceilândia participaram de rodas de conversa em ação social realizada no sábado

Foto: IESB Brasília | Reprodução

 

No último sábado, Ceilândia recebeu uma ação social que debateu a prevenção ao uso de drogas. O evento contou com rodas de conversa e palestras que focaram na vivência dos próprios palestrantes com o mundo das drogas. O projeto é nomeado “Lugar ao Sol – Chorão Day” e faz parte da turnê “Tamo aí na Atividade”, da banda Charlie Brown Jr., atualmente, liderada pelo filho do falecido vocalista, Alexandre Abrahão.

O evento trabalhou para diminuir a distância entre os membros da comunidade da Ceilândia. As atividades conjuntas colocaram em pauta assuntos que são importantes de serem tratados com os jovens. Além disso, a ação contou também com oito alunos do curso de psicologia do Centro Universitário IESB que realizaram atendimentos e fizeram triagem de pessoas para encaminhá-las para os devidos tratamentos.

 

Projeto conviver

O projeto de extensão do IESB, nomeado Conviver, surgiu a partir do serviço social realizado pela instituição. Com o avançar do projeto, a cadeira de psicologia demonstrou interesse em ajudar nessa questão, disponibilizando alunos treinados e professores para encaminhá-los nas atividades. De acordo com a coordenadora do curso de psicologia do IESB, professora doutora em psicologia, Graziela Ferreira, o foco dos alunos de psicologia no projeto Conviver é o paciente em crise. “Esses pacientes ficam à deriva. Como eles não têm o suporte do sistema de saúde, a gente tem feito esse projeto para atendimento domiciliar”, explicou.

A conversa é o primeiro passo para identificar problemas e direcionar o tratamento certo. Segundo o professor de psicologia do IESB e coordenador dos alunos de psicologia que participam do projeto de extensão, Ricardo Vasques, a “ação é informativa e educativa”.