Networking: como uma rede de contatos pode melhorar o seu negócio

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Relacionamento, conexão e estratégia são palavras-chaves fundamentais para entender o conceito de networking. O termo, apesar de ser em inglês, é muito utilizado no ambiente empresarial brasileiro e, a cada dia, se torna mais popular entre diferentes áreas de trabalho. De modo geral, essa palavrinha visa incentivar o profissional a buscar – e alcançar – o sucesso do próprio negócio por meio das relações pessoais.

A ideia central por trás da conquista do networking está presente em um segredo que, em tese, é bem simples: conquistar e manter uma rede de contatos ativa. Por este meio, é possível abrir portas voltadas ao empreendedorismo para, cada vez mais, crescer no meio profissional.

“O networking é fundamental, justamente porque, por meio dessa rede de apoio, você chega aonde precisa. A possibilidade de entrar em contato com a pessoa certa, que já te conhece e que, consequentemente, já teve contato com você e com a forma que você trabalha, facilita a conquista do seu objetivo”, explica Valéria Ruiz, mentora da Comunidade Ei!, braço de empreendedorismo da Fundação Assis Chateaubriand (FAC).

Ruiz pontua que para estruturar essa rede é importante estar disposto a comparecer em eventos e, acima de tudo, se doar. Além da apresentação de quem você é, se torna indispensável a presença do profissional no meio social em que ele está inserido. A proatividade, sem dúvidas, é o diferencial para conseguir êxito na construção do nicho.

“Você precisa se apesentar, ter um cartão interessante, fazer contatos e, principalmente, se colocar à disposição no que você pode ajudar”, complementa a profissional.

Com o networking formado, algumas pessoas esquecem da principal ferramenta capaz de oferecer êxito ao longo dos próximos meses (ou anos): a manutenção do contato. É importante conhecer o outro sem interesses pontuais e estar interessado no dia a dia daquele profissional – saber o que ele tem feito e, quem sabe, descobrir uma conexão entre ambos os negócios. Estar presente é uma questão valiosa para ser trabalhada.

Para organizar a melhor forma de iniciar o próprio networking, a profissional separou cinco dicas valiosas para direcionar essa jornada de conexão social. Confira:

1. Ir a eventos – Ter disponibilidade e disposição para interagir em diferentes espaços é super importante para quem deseja expandir a agenda de contatos profissionais;

2. Ajudar os outros – Para um networking de sucesso, é preciso estar disposto a resolver diferentes tipos de problemas;

3. Simplicidade – Para mostrar o seu negócio, é importante investir na apresentação de forma simples e direta, ou seja, incrementar no pitch – ferramenta para “vender” ideias, produtos e negócios para colaboradores, sócios e investidores;

4. Manter contato – As conexões se perdem com o passar dos dias. É importante estar presente, investir na comunicação e na proatividade para não perder o contato com as pessoas que já estão dentro do seu networking;

5. Aprenda a se doar – Esta é a principal dica para o sucesso de um networking. É preciso estar disposto a pensar nas coisas que podem auxiliar o outro. Em vez de pensar o que a pessoa tem para te proporcionar, você deve pensar o que está ao seu alcance para oferecer ao outro.

Com informações da “Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores”

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