Em cerimônia na manhã da última quinta-feira, 6, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou três novos espaços no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), no sentido de atrair mais empresas para a região, assim como o crescimento e a geração de empregos. São dois centros de inovação, um do BRB (BRB Lab) e outro do Detran-DF, e um escritório de negócios da Huawei.
O governador Ibaneis Rocha, presente no evento, declarou que este “é um projeto de Brasília, um projeto de cidade moderna e em desenvolvimento”. Além disso, Izidio Santos, presidente da Terracap, acredita que “trazer três empresas renomadas é dar vida e continuidade a um dos maiores projetos do Distrito Federal, capaz de mudar em definitivo a vocação econômica da cidade”.
A sala de reuniões da Huawei é a primeira da empresa chinesa com cobertura 5G no Brasil e, além de sede de videoconferências, o espaço será um laboratório para startups e empresas desenvolverem aplicações que utilizam essa tecnologia.
O BRB Lab vem para desenvolver o empreendedorismo e a inovação local com soluções tecnológicas voltadas para o sistema financeiro, governo e cidadãos. O laboratório será também sede para o Programa de Inovação Aberta do BRB, que busca soluções de mercado para acelerar a estratégia digital do BRB.
“Este é um projeto com grande potencial para mudar a matriz de desenvolvimento do DF, ao fomentar a indústria local de tecnologia e inovação. Com essa parceria, buscaremos melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, e oferecer as melhores soluções para os nossos clientes e toda a população do DF”, explica o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
Parte da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) estará baseada no Centro de Inovação-Tecnológica do Detran (CIT-Detran) para traçar inovações e estratégias de trânsito para as próximas décadas.
“É disso que o Departamento de Trânsito necessita: olhar para o futuro, pensar como será o trânsito daqui 10 ou 20 anos. E para isso precisamos nos antecipar”, declara o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
*Com informações da Agência Brasília e GPS | Lifetime