Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) encerra 5ª edição com balanço positivo

No momento você está vendo <strong>Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) encerra 5ª edição com balanço positivo</strong>

Após 5 meses de trabalho, chegou ao fim a 5ª edição do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), promovido pelos Institutos Bancorbrás, Sabin, BRB, Sicoob Planalto Central e Mais Brasal, com a realização da Phomenta. Em 2022, o grande diferencial foi a realização do Curso de Captação de Recursos  via WhatsApp, que teve como objetivo levar conteúdos práticos e relevantes para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Ao todo, 200 instituições de todo o Brasil participaram da capacitação.  

Após a conclusão do curso por meio do aplicativo, foi realizado um processo seletivo, em que 40 instituições foram selecionadas para participar de módulos online – sobre desenvolvimento em gestão ágil e sustentabilidade e colocar em prática os protótipos de captação de recursos. A segunda etapa do PAIS bateu o recorde com o maior número de organizações de cidades e estados diferentes participando do programa. Ao todo, estavam presentes OSCs de 18 estados mais o Distrito Federal.

Leandra Santos, Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás, afirma que é gratificante fazer parte da história do programa, desde o início. “Nós acreditamos no protagonismo social e as organizações sociais são as responsáveis por ele. Então nada mais justo do que a gente fazer esse investimento e fortalecimento dessas instituições, para que possamos fomentar cada vez mais essas iniciativas e transformações sociais”, aponta. Outro parceiro que participou da concepção do programa foi o Instituto Sabin e Gabriel Cardoso, Gerente Executivo do Instituto Sabin, concorda com Leandra. “O nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade das comunidades, sempre fomentando a inovação e o desenvolvimento”. 

Para o Superintendente do Sicoob Planalto Central, Edivaldo Alves, ser um dos apoiadores do programa é um aprendizado. “Essa parceria nos trouxe para outro patamar. É uma direção sem volta. Juntos estamos sempre agregando valor para cumprir os nossos objetivos, que é a sustentabilidade e o bem-estar social”, afirma. Leila Republicano, Presidente do Instituto BRB, complementa o colega. “A gente pode sempre potencializar resultados quando nós, de forma colaborativa, promovemos ações e projetos voltados para o Terceiro Setor”. 

Em 2022, o Instituto Mais Brasal participou pela primeira vez do PAIS. “É muito bom ver que existem transformações e que o impacto chega onde ele deve chegar”, comenta Eronilde Pereira, Analista de Responsabilidade Social do Instituto Mais Brasal. “Cuidado e valorização das pessoas é o nosso lema. Nós estamos aqui para somar no Terceiro Setor”. 

Fim do ciclo

No encerramento da 5ª edição do programa, foi realizado um evento online e inclusivo, que contou com a participação de representantes de todos os Institutos. Além disso, oito organizações tiveram a oportunidade de compartilhar seus projetos de captação de recursos. A banca avaliadora selecionou três propostas que, em 2023, irão receber um capital extra através de um matchfunding – modelo de financiamento coletivo que conta com o apoio de empresas privadas – e poderão desenvolver suas iniciativas na prática. As OSCs escolhidas foram: Centro Cidades – Ação e Educação Socioambiental, de Maturéia, Paraíba; Associação Remanso Fraterno João Gabriel, em Cáceres, Mato Grosso; e Sementes do Futuro, de Bangu, Rio de Janeiro.   

Resultados positivos

Só em 2022, o PAIS impactou mais de 36 mil pessoas em todo o Brasil. Nos últimos quatro anos, o programa beneficiou 99 instituições e 93.204 pessoas indiretamente. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar R$3.716.069,94 para investir em seus projetos sociais.

Deixe um comentário