Sentar-se à mesa rodeado de pessoas queridas, sem a necessidade de sair de casa e com a certeza de saborear alimentos feitos com amor e carinho são os comportamentos que estimularam as empresárias Indianara Weisheimer, 48 anos, e Daiana Paes, 37 anos, a criar o pastifício Ravioli & Cia. A marca entrou para a cena empresarial brasiliense em 2018 e, desde então, aposta na produção artesanal de massas italianas para agradar ao paladar das pessoas e conquistar de vez a preferência do exigente público brasiliense.
A história do pastifício, no entanto, começou a ser escrita anos antes. Indianara e Daiana somam mais de uma década de amizade e suas famílias compartilham uma propriedade rural no município de Cavalcante, Goiás, onde costumam receber alguns convidados. No passado, sempre que ia até o local, a dupla procurava levar uma massa, algo que fosse prático de fazer e que, sobretudo, agradasse ao paladar dos convidados.
“Aqui em Brasília sempre encontrávamos massas congeladas e os recheios não costumavam variar muito. Era queijo, presunto, frango, sempre a mesma coisa. Foi a partir daí que a gente começou a perceber que poderíamos desenvolver um produto para atender a essa necessidade”, conta Daiana.
As empresárias são formadas em áreas bem distintas. Indianara é advogada graduada pelo Centro Universitário Unieuro e Daiana é bacharel em relações internacionais pelo Iesb. No entanto, ambas têm em comum o gosto pelo empreendedorismo. A advogada já havia empreendido em outros segmentos, enquanto Daiana atuava como gestora de uma empresa que comercializa utensílios para hotelaria em todo o Brasil.
Já cientes do caminho que teriam pela frente, as duas foram em busca de apoio no Sebrae no Distrito Federal e apresentaram a ideia de negócio. Começou, ali, uma caminhada que continua até hoje e que, segundo a dupla, tem sido diretamente responsável pelo grau de maturidade que a Ravioli & Cia rapidamente alcançou dentro do mercado brasiliense. “Quando começamos a fazer o planejamento, a nossa intenção era alcançar um resultado positivo e por isso procuramos o Sebrae, que tem andando de mãos dadas com a gente desde o princípio da marca”, conta Indianara.
O trabalho de consultores da instituição apoiou a dupla na elaboração do plano de negócios e na precificação dos produtos. Elas também fizeram cursos de boas práticas alimentares, manipulação de alimentos e participaram do Empretec, seminário promovido pelo Sebrae e que permite uma imersão de seis dias com o propósito de desenvolver competências e habilidades empreendedoras.
“O Empretec é a minha recomendação para todo mundo, independentemente de ter ou não alguma experiência no empreendedorismo. É um seminário que acelera as nossas capacidades, potencializando o comportamento empresarial”, diz Indianara. “Fizemos até em momentos diferentes, para que cada uma tirasse sua percepção e fosse mais enriquecedor para a marca”, acrescenta Daiana.
Além do apoio do Sebrae, as empresárias também contrataram uma consultoria para elaborar o projeto arquitetônico da fábrica da marca, que foi instalada no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), e os chefs Orlando Giordan e Ana D’Andrea, membros referenciados da Federazione Italiana Cuochi (FIC), para assinarem o cardápio da marca
A ideia de negócio ganhou forma e se concretizou com a abertura de pontos de vendas fixos. A marca inaugurou uma loja na quadra 302 do Sudoeste, o que rendeu um reconhecimento nacional à jovem marca brasiliense. O projeto de arquitetura do local foi premiado no Brasil Design Awards 2019, premiação que reconhece e destaca a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Posteriormente, também foi aberta uma unidade na quadra 214 da Asa Norte.
Em ambos os locais são comercializados mais de 20 tipos de massas frescas e artesanais com recheios salgados, tudo preparado seguindo à risca cinco premissas estabelecidas por Indianara e Daiana: qualidade, praticidade, inovação, saudabilidade e sabor.
“A massa fresca é o carro chefe da marca. Ela é produzida artesanalmente com ingredientes selecionados, como a sêmola de grano duro italiana, e é bem diferente dos produtos que atualmente estão disponíveis no mercado. O sabor e o aroma ficam evidentes em nosso produto, que dispensa o congelamento, tem validade de até 30 dias se mantido acondicionado na geladeira, e pode ser preparado em casa em apenas dois minutos. Além disso, em nossa fabricação não utilizamos corantes e conservantes artificiais e contamos com opções sem glúten, sem lactose e para o público vegano”, explicam as empresárias.
Além das massas frescas, nas lojas da Ravioli & Cia é possível encontrar um empório com produtos selecionados e de alta qualidade, como queijos, molhos, manteigas saborizadas, conservas, vinhos, sucos, sobremesas e conservas, iniciativa que tem como um dos objetivos prestigiar empresas e/ou produtores brasilienses. A marca também comercializa seus produtos por meio de delivery, em aplicativos como Uber Eats, Ifood e Rappi, em seus perfis nas redes sociais e também na sua página na internet.
A empresa se preocupa com o meio ambiente e por isso desenvolveu uma política de sustentabilidade, na qual os clientes são estimulados a devolver, vazios, os frascos de vidro da marca à loja, ao invés de descartá-los no lixo. Em contrapartida, é oferecido um desconto no momento de uma nova compra. A Ravioli & Cia, após o processo de higienização adequada por meio de esterilização, reutiliza esses frascos de vidro, contribuindo para a diminuição de resíduos e da contaminação do meio ambiente. As unidades da marca também oferecem aos clientes bolsas térmicas que podem ser reutilizadas.
Crescimento em meio à pandemia
Embora muitas empresas tenham sofrido com a chegada da pandemia, a Ravioli & Cia apresentou um crescimento significativo em suas vendas no varejo. O confinamento não espantou a clientela da marca, que continuou, em sua maioria, indo até as lojas físicas para retirar produtos. O serviço de delivery já consolidado também foi vital para que a empresa superasse as medidas impostas pelo governo ao comércio não essencial. No entanto, a pandemia freou a expectativa das empresárias, que um mês e meio antes do primeiro caso ser registrado no DF haviam começado a vender as massas para restaurantes da capital.
“Estávamos ampliando nossos canais de venda, já entregando para alguns restaurantes, quando tudo começou. A nossa ideia, então, ficou estagnada por 90 dias mas, felizmente, com a retomada das atividades foi possível continuar e crescer ainda mais”, conta Indianara. Atualmente a Ravioli & Cia entrega as massas artesanais para 20 restaurantes em todo o Distrito Federal e a expectativa é que esse número cresça, em média, entre oito e dez novos estabelecimentos a cada mês.
As empresárias também têm planos ambiciosos para o mercado de varejo do Distrito Federal. Indianara e Daiana já amadurecem planos para abrir novas unidades, e a expectativa é de que as regiões da Asa Sul, Lago Sul e Águas Claras sejam contempladas com um ponto de venda do pastifício.
“Hoje, com a Ravioli & Cia, o cliente não precisa saber cozinhar; essa é a nossa missão. Queremos levar a nossa marca para mais perto das pessoas e mostrar que em poucos minutos é possível ter uma refeição completa, de qualidade, com praticidade, sabor e afeto. As pessoas precisam disso que nós temos para oferecer”, concluem as empresárias.
Serviço – Pastifício Ravioli & Cia
Loja Asa Norte: CLN 214, Bloco D, lojas 5/7
Contato: (61) 9 9625.8235
Loja Sudoeste: CLSW 302, Bloco B, loja 24
Contato: (61) 9 8595-3354
Site: acesse aqui
Fonte: ASN