A retomada do turismo está acontecendo de forma gradual em todo o mundo. O setor hoteleiro está se adaptando aos novos protocolos de saúde e segurança visando garantir o bem-estar dos hóspedes e funcionários.
“Os turistas agora, mais do que nunca, irão demandar por estabelecimentos que prezem por padrões de biossegurança ligados a higiene e limpeza”, aponta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo do Clube de Turismo Bancorbrás. Algumas das principais orientações são: manter álcool em gel 70% nos espaços de uso comum, distanciamento social em filas e restaurantes, evitar contato físico e uso de máscaras por parte da equipe do hotel e dos hóspedes, troca de filtro de ar condicionado e reforço na limpeza de quartos.
A Rede Accor, por exemplo, no início de julho, tinha 64% dos seus hotéis abertos no mundo e até o final do mês de julho 80% estará em funcionamento. No Brasil, a empresa tem 321 hotéis, sendo que, no início da pandemia, suspendeu as operações em cerca de 80% deles.
Para poder retornar as atividades, a rede declarou ter adotado cerca de 150 novos protocolos, que se unem a novas exigências da Accor globalmente, em âmbito de higienização e sanitização. As medidas já estão sendo aplicadas nos hotéis que estão abertos e serão implementadas nas reaberturas. “Revimos todos os nossos procedimentos nos hotéis e lançamos um Guia da Retomada, cujo objetivo é assegurar o seguimento de novas medidas e procedimentos nos hotéis garantindo a saúde de colaboradores e clientes”, explica Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul.
Algumas das medidas que estão sendo aplicadas nos hotéis que integram toda a Rede são: como uma forma de limitar o contato humano com alimentos e bebidas, o cliente não tem acesso a um buffet exposto e será servido pelo staff do hotel; áreas de lazer como SPA, Espaço Kids e sauna permanecem fechados e piscinas possuem procedimentos específicos de limpeza e controle do número de pessoas no local; é recomendado também que o valor total das diárias seja pago antecipadamente, via depósito ou autorização de débito, para evitar o manuseio do cartão de crédito ou dinheiro na recepção; esterilização dos enxovais e travesseiros; e certificação de manuseio e segurança alimentar e uso de produtos químicos nos apartamentos e áreas comuns, que assegure 99,9% de eliminação de vírus e bactérias.
E em caso de suspeita de Covid-19 dentro das dependências do hotel os colaboradores foram e estão sendo treinados para lidar com a situação e um processo de higienização específica será adotado se eventualmente houver a confirmação. Além disso, as equipes dos hotéis estão aptas para oferecer suporte e atendimento para todos os hóspedes, com informações sobre consulados e embaixadas, para os turistas estrangeiros, e com dados sobre postos de saúde, hospitais e médicos para assisti-los em caso de necessidade.
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