Entra em vigor nesta quarta-feira (17/06) o decreto do Executivo que autoriza a reabertura de todas as feiras do Distrito Federal. Ao todo, são 43 feiras livres e três shoppings populares que se juntam às 38 feiras permanentes autorizadas a funcionar desde abril. Os estabelecimentos estarão abertos das 9h às 17h.
Para reabrir, após três meses de suspensão das atividades devido à pandemia do novo coronavírus, os administradores dos espaços precisam seguir várias orientações estabelecidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Entre as regras para a reabertura, está a obrigatoriedade de garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas, fornecer álcool em gel aos frequentadores, medir a temperatura de quem for entrar nos estabelecimentos e afastar do trabalho funcionários que integrarem o grupo de risco da Covid-19.
Na Feira dos Importados, um dos principais centros de venda do DF, está tudo pronto para o retorno do público. “Fizemos o treinamento de todos os nosso colaboradores, colocamos mais de 70 dispensers de álcool em gel e ainda colocamos um túnel de desinfecção na entrada”, conta Edilson Neves, vice-presidente da Cooperativa de Produção e de Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados (Cooperfim).
Para garantir que todos os clientes tenham a temperatura aferida, apenas uma das 12 entradas do local ficará aberta. Outros dois portões funcionarão apenas como saída.
Com informações do Metrópoles DF | Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES